Salão do Automóvel de Genebra é definitivamente cancelado
O crescimento dos salões de Munique e Paris, assim como incertezas na indústria e desistências de fabricantes, contribuíram para o fim
Realizado pela primeira vez em 1905, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra não completará seus 120 anos de atividade. O evento, que acontecia em Genebra, na Suíça, e já foi considerado o maior do mundo no setor automotivo, foi cancelado de forma definitiva. Um evento de mesmo nome será feito no Catar, em 2025.
A decisão do cancelamento do evento, que teria uma nova edição em 2025, vem após a reestreia morna em 2024 – uma frustração para a organização, que esperava por um retorno triunfal, já que o Salão de Genebra não acontecia desde o início da pandemia da Covid-19. Em 2020, quando o vírus se espalhou pelo mundo, a mostra foi cancelada.
Porém, na edição deste ano, um esvaziamento de fabricantes europeias e a invasão de marcas chinesas deixou o evento sem o mesmo brilho de alguns anos atrás. Mais do que isso, incertezas na indústria também influenciaram negativamente a existência do evento, assim como a concorrência dos salões de Munique e Paris, que ganharam foco nos últimos anos.
“Esta decisão extremamente lamentável não deve prejudicar os esforços e a determinação com que tentamos recuperar o nosso sucesso”, afirmou Alexandre de Senarclens, presidente da empresa que organizou o evento, em um comunicado.
Senarclens também apontou para a “falta de interesse demonstrada pelos fabricantes no Salão de Genebra” e os “níveis de investimento necessários para manter o show”, o que, segundo ele, soaram como um “golpe final” para futuras edições, que sequer são cogitadas.
A falta de interesse citada por ele, porém, não tem acontecido apenas em Genebra. Diversas empresas do setor, em várias partes do mundo, já não encaram mais os salões como negócios rentáveis e declinam de eventos do tipo. Caso parecido ocorreu também no Brasil, com o extinto Salão do Automóvel de São Paulo – que chegou a ter uma nova edição planejada para 2024, o que ainda não aconteceu.
O nome do Salão de Genebra, por outro lado, permanecerá vivo. Ele batizará um evento do mesmo tipo, mas que acontecerá no Oriente Médio, mais especificamente no Catar.