Rolls-Royce Droptail tem adega e detalhes artesanais por R$ 125 milhões
Serão apenas quatro unidades do modelo e esta, La Rose Noire, é a primeira, com detalhes e pintura que remetem a uma rosa francesa
A divisão de projetos especiais da Rolls-Royce apresentou, neste final de semana, sua mais nova criação. O Droptail é um conversível de altíssimo luxo limitado a apenas quatro unidades (cada uma exclusiva, ao gosto do cliente) e que poderá custar aproximadamente US$ 25 milhões, ou seja, cerca de R$ 125 milhões em conversão direta.
Embora seja menos exclusivo que os projetos anteriores, como o Boat Tail, de três unidades, e o Sweptail, de apenas um exemplar, o Droptail mostra sua singularidade na estrutura. Enquanto os outros dois projetos aproveitam a plataforma de Cullinan, Ghost e Phantom, o mais recente tem um novo chassi monocoque de aço, alumínio e fibra de carbono.
O motor, por sua vez, é o mesmo de outros modelos da Rolls-Royce: um V12 biturbo 6.75 de 601 cv de potência e 85,7 kgfm de torque. Com essa motorização, o grandalhão de 5,3 metros de comprimento e 2 metros de largura (tidas como compactas pela marca) pode ir de 0 a 100 km/h em pouco menos de 5 segundos e atingir os 250 km/h, segundo estimativas.
A primeira unidade produzida e apresentada é a das imagens, que recebe o sobrenome La Rose Noire, já que se inspira na rosa francesa Black Baccara, flor favorita da mãe do proprietário do primeiro exemplar. Não por acaso, a pintura do veículo segue o visual da flor, e parece preto no escuro. Quando recebe luz, a carroceria revela um brilho vermelho perolizado intenso.
O desenho do modelo traz surpresas, já que a dianteira não se difere tanto dos demais Rolls-Royce, com faróis retangulares estreitos e uma grade cromada em lugar de destaque. A diferença fica para as aletas da grade, que deixam de ser totalmente retas e ganham uma pequena curvatura para acompanhar os vincos do capô.
De lado, o modelo tem linhas dinâmicas garantidas pelo teto – que é removível e em fibra de carbono – e pela caída da traseira. As portas têm abertura suicida, com as maçanetas logo abaixo dos retrovisores, e as rodas de 22 polegadas têm acabamento em preto e diamantado.
A traseira é o ângulo de maior diferenciação do Droptail em relação aos demais modelos da marca, com pequenas lanternas verticais nas extremidades, um aerofólio integrado à carroceria e para-choque com linhas modernas e grandes aberturas que abrigam as saídas de escape. Na parte superior da tampa traseira, em uma superfície preta, há elementos vermelhos triangulares que se parecem com pétalas de rosas sendo levadas pelo vento.
O interior, que leva apenas duas pessoas, é de um óbvio luxo extremo, com couro, fibra de carbono e madeira entre os materiais. Assim como no exterior, o interior tem composições triangulares que representam pétalas de rosas, trabalhadas individualmente a partir de 1.603 peças de folheados de madeira.
Há também um relógio feito sob encomenda da Audemars Piguet, com as cores combinando com o veículo. Esse relógio pode ser destacado do carro e utilizado pelo proprietário. Quando ele é destacado, o vão é fechado por um elemento em titânio com uma moeda de ouro branco que exibe uma rosa, esculpida à mão pelos artesãos da Audemars Piguet. Elementos como os alto-falantes também seguem a temática e foram esculpidos a mão.
E não acabou. O proprietário quis comemorar a entrega do Rolls-Royce Droptail La Rose Noire e encomendou uma safra exclusiva de vinho da Champanhe de Lossy, uma de suas vinícolas favoritas. Para acompanhar, ele também pediu um baú exclusivo com a temática do carro para guardar suas garrafas, equipado com taças de cristal trabalhadas à mão.