Não é porque a Ford virou importadora que a empresa esqueceu do Brasil. Além do novo Bronco Sport, que chega em maio, a picape Maverick segue prevista para o nosso mercado e foi flagrada sem disfarces em testes de rua nos Estados Unidos, na semana passada.
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As novas imagens revelam vários detalhes estéticos e indicam que a apresentação oficial da Maverick está próximo, já que o passeio em San Diego, EUA, era parte das filmagens de seu material publicitário.
Apesar da “raça forte” e do porte avantajado, a Ford Maverick não deverá ser inteiramente dedicada ao trabalho, focando bastante no uso urbano, em passeios off-road e/ou serviços comerciais, comum no Brasil.
A ideia é que a caminhonete ocupe posição mista entre os modelos sub-médios e médios, de modo a concorrer com Fiat Toro e Renault Duster Oroch ao mesmo tempo que ajuda a Ford Ranger na acirrada briga contra Toyota Hilux e companhia. No Brasil, ainda teria missão complementar, pois a Ranger não tem mais opção de motores flex.
Como sua irmã, a Maverick oferecerá tração integral opcional mas será um pouco menor, na casa dos 5 m de comprimento. A oferta de motores será a mesma do Bronco Sport, com opções 1.5 e 2.0 de até 245 cv de potência e 38,3 kgfm de torque. Há rumores de que a versão mais barata possa oferecer um 2.0 alternativo, usado pelo furgão leve Transit Connect.
Quase um SUV com caçamba, o modelo também compartilha a plataforma veicular C2 do Bronco Sport – usada ainda pelo Focus e Escape. Em termos de design, o Bronco também marca presença nas lanternas traseiras e linhas gerais.
A Ford Maverick encontra-se claramente em fase final de desenvolvimento, com previsão do início das vendas na virada de 2021 para 2022. A expectativa é de que a montadora divulgue mais detalhes em breve, incluindo seu preço.
Nos Estados Unidos, o valor de entrada da Maverick será entre US$ 20.000 e US$ 25.000 — preços locais de EcoSport e Ranger, respectivamente. Para sorte do mercado brasileiro, a caminhonete será fabricada em Hermosillo, México, gozando de isenção fiscal em sua importação ao nosso país.
Tudo isso é crucial para que a Ford ofereça preços competitivos e consiga a complicada missão de roubar vendas da Fiat Toro. Dificultando a tarefa, a sub-média da Fiat também se prepara para uma nova versão, com motor turbo e câmbio automático até no modelo básico, além de seguir oferecendo opções a diesel.
Como referência, as Toro vão, hoje, de R$ 107.490 (Endurance 1.8) a R$ 181.490 (Ultra 4×4 Diesel). Os preços serão reajustados à época do lançamento. Tudo isso faz crer que a briga entre touros e cavalos será acirrada.
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