Rimac Nevera atinge 412 km/h e é o carro elétrico mais rápido do mundo
Recorde de velocidade máxima foi conquistado em uma reta de 4 km. O elétrico terá velocidade limitada a 352 km/h nas 150 unidades de produção
A Rimac recentemente afirmou que era possível que um supercarro ultrapasse a marca de 0 a 100 km/h em 1 segundo. E ao que tudo indica a equipe de engenharia da marca croata está no caminho certo para conquistar esse objetivo.
O Rimac Nevera atingiu uma velocidade máxima de 412 km/h. Com esta marca, torna-se o novo carro elétrico de produção mais rápido do mundo.
E atingir esse recorde não foi uma tarefa fácil. A equipe da Rimac teve que encontrar uma pista oval com retas longas o suficiente para atingir a velocidade máxima do Nevera.
E foi na pista de Testes Automotivos de Papenburg, na Alemanha, com duas retas de 4 km, nas quais são possíveis atingir velocidades superiores a 400 km/h, que o superesportivo pode mostrar o seu máximo.
O Nevera foi colocado em seu modo de velocidade máxima, criando um perfil aerodinâmico que equilibra o arrasto e a força descendente para garantir a estabilidade em alta velocidade.
Ao volante estava Miro Zrnčević, o piloto chefe de teste e desenvolvimento da Rimac. Era seu desafio conseguir a entrada perfeita na reta das seções curvas da pista para dar ao carro a melhor chance possível de alcançar a velocidade máxima.
Quando o carro saiu da curva, a cerca de 250 km/h (155 mph), Miro liberou toda a potência dos quatro motores catapultando o Nevera para a faixa de 400 km/h e chegando ao recorde de 412 km/h.
Rápido o suficiente para fazer de Nevera o detentor do recorde mundial de carro de produção elétrico mais rápido e também o carro mais rápido já registrado no Automotive Testing Papenburg.
A velocidade máxima foi medida usando o Racelogic V-Box, um dispositivo de medição baseado em GPS de alta precisão e também usado pelos testes da QUATRO RODAS.
A velocidade máxima de 412 km/h era uma meta estabelecida pela equipe Rimac quando o carro foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra em 2018, e só agora – após 1,6 milhão de horas de desenvolvimento – foi verificada.
“Eu dirijo o Nevera desde que ele virou uma roda pela primeira vez e ver o carro perfeitamente afiado que é hoje é um momento realmente emocionante. A coisa mais importante que aprendi durante a tentativa de velocidade máxima é como o carro estava sólido e estável – confirmando que nossas equipes de aerodinâmica e dinâmica de veículos fizeram um trabalho incrível”, afirma Miro Zrnčević.
O superesportivo elétrico tem 1.914 cv gerados por quatro motores elétricos que o impulsionam de 0 a 100 km/h em apenas 1,85 segundos e a 160 km/h em 4,3 segundos.
O Nevera é entregue a clientes com uma velocidade máxima limitada de 352 km/h, mas pode atingir a velocidade máxima de 412 km/h (258 mph) em eventos especiais para clientes com o apoio da equipe Rimac e sob condições controladas.
Como os pneus estão sob grande estresse durante essas situações, a maioria das precauções é direcionada para garantir que os pneus estejam ajustados adequadamente para velocidades tão altas.
Atingir um terço da velocidade do som tem seu preço e o supercarro custa cerca de 2 milhões de dólares e será limitado a apenas 150 exemplares.