Restomod: dez carros clássicos refeitos com motores e sistemas modernos
Recriações de modelos que marcaram época ganharam força entre entusiastas pelo mundo afora e a cada dia surgem novos lançamentos
M SL pagoda
A alemã Mechatronik fabrica restomods sob encomenda de Mercedes clássicos, como o conversível SL Pagoda (1963-1971). Geralmente, os modelos mantêm o visual, mas ganham motor V8 Mercedes moderno, câmbio automático e freios ABS. A suspensão é atualizada para uso esportivo. Mas há também customizações estéticas mais profundas de acordo com o gosto do cliente.
Volvo P1800 Cyan
O Volvo P1800 1961 ficou famoso por ser o carro de Roger Moore no seriado O Santo. A Cyan Racing é quem traz o carro para o século 20. A restauração contempla pequenas mudanças no design e um motor 2.2 capaz de gerar 420 cv. O preço passa de US$ 700.000.
nardone PORSCHE 928
A francesa Nardone Automotive recriou o Porsche 928, modelo lançado em 1978. A carroceria de fibra de carbono traz pequenas alterações de volume e novas luzes dianteiras e traseiras. O motor é o V8 Porsche, que retrabalhado gera 400 cv.
Totem GT SUPER
A italiana Totem Automobili preserva o estilo dos Alfa Romeo Giulia GT da década de 1960 e oferece diversas configurações de mecânica, desde o mesmo conjunto do Alfa Romeo Giulia GTA (V6 2.9 V6 que pode chegar a 620 cv) até 100% elétrico.
LANCIA DELTA FUTURISTA
O Lancia Delta Integrale ficou famoso nos rallies dos anos 1980 e ressurgiu pelas mãos da italiana Automobili Amos. Traz mudanças que o deixaram mais largo, além da adaptação para três portas e 100% de fibra de carbono. Construída manualmente, a transformação custa 350.000 euros.
Icon Bronco
A americana Icon faz o Ford Bronco com mudanças de design. Sob o capô um Ford Coyote 5.0 V8 de 460 cv com opção de câmbio manual ou automático. Na suspensão, amortecedores Fox com molas helicoidais e barras estabilizadoras ajustáveis. O preço parte de US$ 200.000.
Mini Cooper David Brown
Mil horas são necessárias para construir um Mini Cooper na fábrica inglesa David Brown Automotive. A carroceria é nova, mas segue o estilo original, assim como a mecânica, embora com melhorias que acrescentam 30% de potência. Tem direção elétrica, ar-condicionado e multimídia.
Himalaya Summit Series
O jipão ganhou muitas customizações durante sua longa vida. Mas nada se compara ao que a empresa americana Himalaya oferece. O Summit Series possui 650 cv, amortecedores Fox, freios Brembo, câmbio de 8 marchas e acabamento de luxo.
BMW E30 M3 REDUX
A inglesa Redux produziu 30 unidades da sua visão de como seria a versão CSL do M3 geração E30, já que a BMW nunca o fez. O motor é o mesmo, mas agora, com atualizações, gera 300 cv (100 cv a mais que o original). O câmbio é manual de 5 marchas.
Kimera EVO37
O ex-piloto italiano Luca Betti vem há anos restaurando Lancia dos anos 1980, até que desenvolveu em conjunto com uma equipe de profissionais (os mesmos que criaram o Lancia 37 Stradale nos anos 1980) sua versão restomod.