Se houvesse um prêmio para o carro-conceito mais inusitado de todos os tempos, provavelmente a Renault seria forte candidata a levar o título. Tudo por causa do Twizy Sport F1, um protótipo baseado no pacato Twizy com inspiração no universo da Fórmula 1.
>> Veja a galeria de fotos do Renault Twizy Sport F1
Em vez da proposta ecologicamente correta do modelo original, o Twizy F1 virou praticamente um veículo esportivo. Sua grande novidade é a instalação de um KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) no lugar do banco traseiro, transformando-o em um veículo para apenas uma pessoa. Ao recuperar a energia desperdiçada nas frenagens e armazená-la em uma bateria, o sistema incrementa a potência em 79 cv, podendo chegar aos 96 cv – o motor original tem 17 cv.
Além do KERS, o Twizy F1 conta com um volante inspirado nos monopostos da Fórmula Renault 2.5. Se o motorista apertar o botão de “nitro” o veículo pode chegar aos 109 km/h. As mudanças mecânicas são acompanhadas de um novo kit aerodinâmico com apêndices laterais, difusor traseiro, pneus do tipo slick e enormes spoilers na dianteira e traseira. Já a pintura amarela é uma clara referência aos antigos bólidos da Renault na F-1. Como você deve imaginar, o Twizy Sport F1 não será produzido em série.