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Renault leva elétricos para andar na lama e de lado para o Salão de Paris

Renault 4 4EVER Trophy foi feito em homenagem a um rally e tem estilo off-road e o 5 Turbo 3E quer mostrar que carros elétricos também podem fazer drift

Por Isadora Carvalho, de Paris (França)
Atualizado em 17 out 2022, 15h47 - Publicado em 17 out 2022, 11h58
RENAULT 4
 (Isadora Carvalho/Quatro Rodas)
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O Salão Automóvel de Paris está de volta após quatro anos abstinência. Mas não é mais o mesmo: está esvaziado a ponto de nenhuma marca alemã estar presente e a maioria dos estandes são de empresas de serviços ou auto-peças. 

A Renault é a marca com maior número de novidades, ainda que boa parte sejam carros conceito e, infelizmente, distantes da realidade brasileira. 

O Renault 4EVER Trophy era o modelo mais aguardado. Trata-se de uma releitura do Renault 4 original, fora de linha há 30 anos (foi substituído pelo Twingo), que chegou a vender oito milhões de unidades em 100 países ao longo de três décadas. Sua apresentação foi na manhã desta segunda-feira (17). 

RENAULT 4
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

O conceito está comemorando o 25º aniversário do rally humanitário 4L Trophy, o que explica o chamativo kit off-road. A grade retangular pintada de preto que emoldura os faróis de led matriciais e com estilo pixel fazem alusão ao estilo do modelo original, assim como as janelas laterais trapezoidais e as lanternas traseiras em forma de pílula. 

Renault-4EVER-Trophy-Concept-5
(Divulgação/Renault)
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Também chamam a atenção as maçanetas das portas ocultas e escamoteáveis, as câmeras que substituem os espelhos, o teto em dois tons e as coluna A mais fina. As rodas são de 19 polegadas com estilo completamente fechado e compressores integrados, alterando a pressão do ar dos pneus off-road sob demanda – segundo o vice-presidente de design da Renault, Lauren van der Acker, esse estilo das rodas não deverá presente no modelo de produção e é apenas uma proposta de design, porém toda as linhas da carroceria, seu porte e o interior estão bem próximos da versão de produção. 

R5
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

O rack de teto de fibra de carbono personalizado com tiras de LED abriga o step e a parte inferior da carroceria foi reforçada para proteger a bateria. A marca não anunciou detalhes sobre o conjunto de baterias e nem mesmo sobre o motor elétrico, mas confirmou que o SUV será baseado em uma versão estendida da arquitetura CMF-BEV (a mesma do Mégane E-Tech) e que será produzido no hub ElectriCity, no norte da França, a partir de 2025. 

Feito pra andar de lado

A Renault homenageou o icônico R5 com uma versão elétrica especial, o R5 Turbo 3E. Ele é uma continuação dos modelos de produção R5 Turbo e R5 Turbo 2 dos anos 80, construídos em um chassi tubular com barras de proteção aprovadas pela FIA. 

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R5 TURBO 3E
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

O conjunto de motores montado na traseira rende até 375 cv e 71,3 kgfm. Mas o mais impressionante nesse carro-conceito é o fato de ser idealizado para competições de Drift e ter todo um estilo voltado para isso. 

A carroceria é de fibra de carbono e as rodas com desenho aerodinâmico medindo 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira, calçadas com pneus mistos. Para completar o kit aerodinâmico há entradas de ar na dianteira pintadas de amarelo, para-lamas bem dianteiros e traseiros ultra largos e um enorme spoiler traseiro.

R5 TURBO 3E
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)
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Os faróis foram substituídos por tiras de LED rosa, azul e amarelo ao lado de LEDs adicionais no estilo rally no para-choque. Da mesma forma, as lanternas traseiras são menores, deixando mais espaço para as aberturas.

R5 TURBO 3E
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

No interior, encontramos dois assentos de corrida de fibra de carbono da Sabelt, um painel de instrumentos digital futurista de 10 telas, um painel de estilo retrô, estofamento em tartan e Alcantara, um túnel central pintado de amarelo e um freio de mão estilo drift.

Kangoo elétrico

O furgão elétrico para passageiros também estava presente no estande, porém apenas a versão de carga virá para o Brasil.

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Kangoo e tech
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

A nova geração, tanto para carga quanto para passageiros, recebe motor de 120 cv e bateria de 45 kWh. É menor do que para um Zoe e, portanto, a autonomia não é gigantesca. A Renault anuncia cerca de 285 km de acordo com o ciclo WLTP – já a recarga é limitada a 80 kW, o que, segundo a Renault, permitiria recuperar 170 km em meia hora de carregamento.

Kangoo e tech
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

No estande não poderia faltar o Megane E Tech que chega ao Brasil no segundo trimestre de 2023. E aqui na França já está à venda e a marca recebeu mais de 30.000 pedidos em toda Europa. 

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Kangoo e tech
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)

O SUV é o primeiro a receber uma plataforma desenvolvida para ser exclusivamente elétrica, a CMF-EV, também usada no Nissan Ariya. A CMF-EV ainda servirá de base a outros nove carros eletrificados até 2025 – incluindo os dois modelos conceitos apresentado no Salão. 

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