Renault leva elétricos para andar na lama e de lado para o Salão de Paris
Renault 4 4EVER Trophy foi feito em homenagem a um rally e tem estilo off-road e o 5 Turbo 3E quer mostrar que carros elétricos também podem fazer drift
![RENAULT 4](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3642.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O Salão Automóvel de Paris está de volta após quatro anos abstinência. Mas não é mais o mesmo: está esvaziado a ponto de nenhuma marca alemã estar presente e a maioria dos estandes são de empresas de serviços ou auto-peças.
A Renault é a marca com maior número de novidades, ainda que boa parte sejam carros conceito e, infelizmente, distantes da realidade brasileira.
O Renault 4EVER Trophy era o modelo mais aguardado. Trata-se de uma releitura do Renault 4 original, fora de linha há 30 anos (foi substituído pelo Twingo), que chegou a vender oito milhões de unidades em 100 países ao longo de três décadas. Sua apresentação foi na manhã desta segunda-feira (17).
![RENAULT 4 RENAULT 4](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3620.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O conceito está comemorando o 25º aniversário do rally humanitário 4L Trophy, o que explica o chamativo kit off-road. A grade retangular pintada de preto que emoldura os faróis de led matriciais e com estilo pixel fazem alusão ao estilo do modelo original, assim como as janelas laterais trapezoidais e as lanternas traseiras em forma de pílula.
![Renault-4EVER-Trophy-Concept-5 Renault-4EVER-Trophy-Concept-5](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Renault-4EVER-Trophy-Concept-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também chamam a atenção as maçanetas das portas ocultas e escamoteáveis, as câmeras que substituem os espelhos, o teto em dois tons e as coluna A mais fina. As rodas são de 19 polegadas com estilo completamente fechado e compressores integrados, alterando a pressão do ar dos pneus off-road sob demanda – segundo o vice-presidente de design da Renault, Lauren van der Acker, esse estilo das rodas não deverá presente no modelo de produção e é apenas uma proposta de design, porém toda as linhas da carroceria, seu porte e o interior estão bem próximos da versão de produção.
![R4 R5](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3630.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O rack de teto de fibra de carbono personalizado com tiras de LED abriga o step e a parte inferior da carroceria foi reforçada para proteger a bateria. A marca não anunciou detalhes sobre o conjunto de baterias e nem mesmo sobre o motor elétrico, mas confirmou que o SUV será baseado em uma versão estendida da arquitetura CMF-BEV (a mesma do Mégane E-Tech) e que será produzido no hub ElectriCity, no norte da França, a partir de 2025.
Feito pra andar de lado
A Renault homenageou o icônico R5 com uma versão elétrica especial, o R5 Turbo 3E. Ele é uma continuação dos modelos de produção R5 Turbo e R5 Turbo 2 dos anos 80, construídos em um chassi tubular com barras de proteção aprovadas pela FIA.
![R5 TURBO 3E R5 TURBO 3E](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3628.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O conjunto de motores montado na traseira rende até 375 cv e 71,3 kgfm. Mas o mais impressionante nesse carro-conceito é o fato de ser idealizado para competições de Drift e ter todo um estilo voltado para isso.
A carroceria é de fibra de carbono e as rodas com desenho aerodinâmico medindo 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira, calçadas com pneus mistos. Para completar o kit aerodinâmico há entradas de ar na dianteira pintadas de amarelo, para-lamas bem dianteiros e traseiros ultra largos e um enorme spoiler traseiro.
![R5 TURBO 3E R5 TURBO 3E](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3624.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os faróis foram substituídos por tiras de LED rosa, azul e amarelo ao lado de LEDs adicionais no estilo rally no para-choque. Da mesma forma, as lanternas traseiras são menores, deixando mais espaço para as aberturas.
![R5 TURBO 3E R5 TURBO 3E](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3625.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No interior, encontramos dois assentos de corrida de fibra de carbono da Sabelt, um painel de instrumentos digital futurista de 10 telas, um painel de estilo retrô, estofamento em tartan e Alcantara, um túnel central pintado de amarelo e um freio de mão estilo drift.
Kangoo elétrico
O furgão elétrico para passageiros também estava presente no estande, porém apenas a versão de carga virá para o Brasil.
![Kangoo e tech Kangoo e tech](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3634.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A nova geração, tanto para carga quanto para passageiros, recebe motor de 120 cv e bateria de 45 kWh. É menor do que para um Zoe e, portanto, a autonomia não é gigantesca. A Renault anuncia cerca de 285 km de acordo com o ciclo WLTP – já a recarga é limitada a 80 kW, o que, segundo a Renault, permitiria recuperar 170 km em meia hora de carregamento.
![Kangoo e tech Kangoo e tech](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3636.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No estande não poderia faltar o Megane E Tech que chega ao Brasil no segundo trimestre de 2023. E aqui na França já está à venda e a marca recebeu mais de 30.000 pedidos em toda Europa.
![Kangoo e tech Kangoo e tech](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/IMG_3633.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O SUV é o primeiro a receber uma plataforma desenvolvida para ser exclusivamente elétrica, a CMF-EV, também usada no Nissan Ariya. A CMF-EV ainda servirá de base a outros nove carros eletrificados até 2025 – incluindo os dois modelos conceitos apresentado no Salão.