BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Renault Kardian: preços, versões e data de lançamento do novo SUV

SUV compacto tem equipamentos inéditos entre os Renault nacionais e poderá custar tanto quanto um Duster

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 27 out 2023, 20h23 - Publicado em 27 out 2023, 19h03

Não é algo comum, mas o Renault Kadian teve muitas informações antecipadas já no momento em que foi revelado ao mundo. O SUV compacto é tratado como o ponto de partida para uma nova fase da Renault no Brasil e também nos mercados onde atua fora da Europa, onde a marca terá mais 7 novos carros até 2027.

O Kardian é o primeiro e o menor deles. Ele tem o porte dos Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, mas também terá Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus e Nissan Kicks como rivais. Mas também forçará uma leve atualização do Renault Duster em 2024 para que este não sofra canibalização e para que consiga preencher a lacuna deixada pelo Captur, que acaba de sair de linha.

Qual é o motor do Renault Kardian?

Motor 1.0 turbo kardian
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Na verdade, motores. O Kardian será lançado primeiro nas versões equipadas com motor 1.0 TCe turbo, um novo três cilindros com turbo, injeção direta flex e sistema start-stop, que gera 125 cv e 22,4 kgfm com álcool. E sempre com o câmbio EDC, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas que se tornará padrão na linha Renault.

Renault Kardian 2024
Seletor do câmbio é do tipo joystick (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Como o seletor do câmbio é eletrônico, do tipo joystick, a troca de marchas sequencial é feita apenas por meio das borboletas atrás do volante.

Oficialmente a Renault diz que avalia outros motores e câmbio manual. Na prática, o motor 1.6 16V conhecido de Duster e Oroch, apareceria em uma futura versão com câmbio manual e poderia estar em carros destinados à exportação.

Renault Kardian 2024
Volante tem borboletas para trocas sequenciais (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O mais delicado seria contornar o fato de o motor 1.0 pagar menos IPI e que o câmbio CVT, hoje combinado ao 1.6 na picape e no SUV, seria mais caro que o novo câmbio de dupla embreagem.

Continua após a publicidade

Quais serão as versões do Renault Kardian?

Quatro versões estão previstas. O Kardian Evolution será o mais básico, com rodas de aço aro 16 com calotas que imitam rodas diamantadas e painel com faixa de plástico rígido. Mas esta versão poderá surgir apenas meses depois do lançamento.

Renault Kardian 2024
Série de lançamento também poderá ser reconhecida por plaqueta nos para-lamas (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A versão intermediária Tecno já teria as rodas de 17 polegadas diamantadas, mas com acabamento exclusivo. Já a topo de linha Iconic terá bancos de couro marrom, além dos equipamentos da série especial de lançamento.

Compartilhe essa matéria via:

Será o Kardian Premier Edition, terá a carroceria na cor laranja energie com teto preto, painel com faixa de vinil e costuras laranjas, iluminação ambiente nas portas, bancos com tecido com degradê laranja e os sistemas ADAS, como frenagem de emergência e piloto automático adaptativo.

Quais serão os equipamentos do Kardian?

Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

De série, todas as versões terão seis airbags, a central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Carplay sem fio e o quadro de instrumentos digital de sete polegadas. As barras no teto dobráveis, que podem ser montadas na transversal, também.

Continua após a publicidade
Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Mas a lista de equipamentos ainda poderá incluir, volante revestido de couro, chave presencial (com travamento por distanciamento), direção com ajuste de altura e profundidade, faróis full-led, três modos de condução (Eco, Sport e MySense), carregador de smartphone por indução e ar-condicionado automático e digital, câmeras de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. 

Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O pacote de itens de segurança avançada inclui alerta de pontos cegos (por sensores nas extremidades dos para-choques, como no Chevrolet Onix), alerta de distância segura para carro da frente.

Renault Kardian 2024
Rodas aro 17 e o pontinho brilhante na moldura da caixa de roda, o sensor de pontos cegos (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Ainda terá piloto automático adaptativo, mas apenas por radar e sem câmera, o que traz algumas limitações. O Kardian será capaz de manter a distância segura para o carro da frente e até de evitar colisões, mas não função stop & go, frenagem de emergência para pedestre ou alerta ou assistente de permanência em faixa.

O que é inédito entre os SUVs da Renault?

Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A presença de quadro de instrumentos digital de alta resolução e colorido, a presença de seis airbags e a possibilidade de ter piloto automático adaptativo é inédito entre os Renault fabricados no Brasil. Isso poderá criar uma saia justa para o Duster (que só tem dois airbags, por exemplo), pelo menos até passar por um reposicionamento e ter mais versões equipadas com o motor 1.3 TCe de 170 cv.

Renault Kardian 2024
Banco do motorista na altura mínima (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Renault Kardian 2024
Banco do motorista na altura máxima (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A preocupação com a ergonomia é promissora. Mesmo em um contato estático com o Kardian é possível notar como seus bancos, novíssimos, são bons e tem bons apoios laterais, além de uma grande amplitude de ajuste de altura. Não é como outros carros deste segmento, onde o banco é forçadamente alto para forçar a sensação de estar em um carro alto: é possível dirigir nas alturas ou em posição mais baixa, fica à critério do motorista.

Continua após a publicidade
Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Os bancos evoluíram e o acabamento também. Ainda que os plásticos estejam no mesmo padrão do Duster, se preocuparam com detalhes como a área macia nos apoios de braço das portas, com a iluminação nas quatro portas USB (duas dianteiras e duas traseiras) e também no porta-malas.

Renault Kardian 2024
Botão para desligar o start-stop e de ajuste de altura dos faróis (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Quais serão os preços do Renault Kardian?

De acordo com o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, preços de lançamento entre os R$ 120.000 e R$ 140.000 são uma boa aposta. Isso diz respeito unicamente às versões com motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem.

Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Versões mais baratas, que serão lançadas futuramente, poderão colocar o Renault Kardian mais próximo da tabela dos Fiat Pulse com motor 1.3 aspirado, que custam R$ 103.000 com câmbio manual e R$ 110.000 com câmbio CVT.

Renault Kardian 2024
Comando satélite do som e botão de partida (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Na prática, o Renault Kardian ocupará a faixa de preços onde hoje está o Duster, entre os R$ 115.990 da versão Intense 1.6 manual e os R$ 148.990 da versão Iconic 1.3 turbo. A movimentação da Renault poderá ser incrementar o pacote de equipamentos do Duster para elevar seu padrão para algo mais próximo de onde estava o Captur, que na tabela chegava aos R$ 161.090 na versão Iconic 1.3 turbo.

Quando será o lançamento do Kardian 2024?

Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

O Renault Kardian entrará em produção na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) em janeiro. Depois, terá um prazo de pré-venda antes do seu lançamento comercial, previsto para março.

Continua após a publicidade
Renault Kardian 2024
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A partir do Brasil o SUV será exportado para mais de 20 países latinos. Mas o modelo ainda será fabricado no Marrocos e a partir dali ganhará mercados na África, no Oriente Médio e também chegará à Turquia.

Ficha Técnica – Renault Kardian Premier Edition 1.0 TCe 2024

Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, 999 cm³, 125 cv a 5.750 rpm (etanol), 22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm (E)
Câmbio: automático de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torçãp (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Peso: n/d
Dimensões: comprimento, 411,9 cm; largura, 202,5 cm; altura, 159,5 cm; entre-eixos, 260,4 cm; porta-malas, 358 l

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.