Renault Kardian: preços, versões e data de lançamento do novo SUV
SUV compacto tem equipamentos inéditos entre os Renault nacionais e poderá custar tanto quanto um Duster
Não é algo comum, mas o Renault Kadian teve muitas informações antecipadas já no momento em que foi revelado ao mundo. O SUV compacto é tratado como o ponto de partida para uma nova fase da Renault no Brasil e também nos mercados onde atua fora da Europa, onde a marca terá mais 7 novos carros até 2027.
O Kardian é o primeiro e o menor deles. Ele tem o porte dos Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, mas também terá Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus e Nissan Kicks como rivais. Mas também forçará uma leve atualização do Renault Duster em 2024 para que este não sofra canibalização e para que consiga preencher a lacuna deixada pelo Captur, que acaba de sair de linha.
Qual é o motor do Renault Kardian?
Na verdade, motores. O Kardian será lançado primeiro nas versões equipadas com motor 1.0 TCe turbo, um novo três cilindros com turbo, injeção direta flex e sistema start-stop, que gera 125 cv e 22,4 kgfm com álcool. E sempre com o câmbio EDC, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas que se tornará padrão na linha Renault.
Como o seletor do câmbio é eletrônico, do tipo joystick, a troca de marchas sequencial é feita apenas por meio das borboletas atrás do volante.
Oficialmente a Renault diz que avalia outros motores e câmbio manual. Na prática, o motor 1.6 16V conhecido de Duster e Oroch, apareceria em uma futura versão com câmbio manual e poderia estar em carros destinados à exportação.
O mais delicado seria contornar o fato de o motor 1.0 pagar menos IPI e que o câmbio CVT, hoje combinado ao 1.6 na picape e no SUV, seria mais caro que o novo câmbio de dupla embreagem.
Quais serão as versões do Renault Kardian?
Quatro versões estão previstas. O Kardian Evolution será o mais básico, com rodas de aço aro 16 com calotas que imitam rodas diamantadas e painel com faixa de plástico rígido. Mas esta versão poderá surgir apenas meses depois do lançamento.
A versão intermediária Tecno já teria as rodas de 17 polegadas diamantadas, mas com acabamento exclusivo. Já a topo de linha Iconic terá bancos de couro marrom, além dos equipamentos da série especial de lançamento.
Será o Kardian Premier Edition, terá a carroceria na cor laranja energie com teto preto, painel com faixa de vinil e costuras laranjas, iluminação ambiente nas portas, bancos com tecido com degradê laranja e os sistemas ADAS, como frenagem de emergência e piloto automático adaptativo.
Quais serão os equipamentos do Kardian?
De série, todas as versões terão seis airbags, a central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Carplay sem fio e o quadro de instrumentos digital de sete polegadas. As barras no teto dobráveis, que podem ser montadas na transversal, também.
Mas a lista de equipamentos ainda poderá incluir, volante revestido de couro, chave presencial (com travamento por distanciamento), direção com ajuste de altura e profundidade, faróis full-led, três modos de condução (Eco, Sport e MySense), carregador de smartphone por indução e ar-condicionado automático e digital, câmeras de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
O pacote de itens de segurança avançada inclui alerta de pontos cegos (por sensores nas extremidades dos para-choques, como no Chevrolet Onix), alerta de distância segura para carro da frente.
Ainda terá piloto automático adaptativo, mas apenas por radar e sem câmera, o que traz algumas limitações. O Kardian será capaz de manter a distância segura para o carro da frente e até de evitar colisões, mas não função stop & go, frenagem de emergência para pedestre ou alerta ou assistente de permanência em faixa.
O que é inédito entre os SUVs da Renault?
A presença de quadro de instrumentos digital de alta resolução e colorido, a presença de seis airbags e a possibilidade de ter piloto automático adaptativo é inédito entre os Renault fabricados no Brasil. Isso poderá criar uma saia justa para o Duster (que só tem dois airbags, por exemplo), pelo menos até passar por um reposicionamento e ter mais versões equipadas com o motor 1.3 TCe de 170 cv.
A preocupação com a ergonomia é promissora. Mesmo em um contato estático com o Kardian é possível notar como seus bancos, novíssimos, são bons e tem bons apoios laterais, além de uma grande amplitude de ajuste de altura. Não é como outros carros deste segmento, onde o banco é forçadamente alto para forçar a sensação de estar em um carro alto: é possível dirigir nas alturas ou em posição mais baixa, fica à critério do motorista.
Os bancos evoluíram e o acabamento também. Ainda que os plásticos estejam no mesmo padrão do Duster, se preocuparam com detalhes como a área macia nos apoios de braço das portas, com a iluminação nas quatro portas USB (duas dianteiras e duas traseiras) e também no porta-malas.
Quais serão os preços do Renault Kardian?
De acordo com o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, preços de lançamento entre os R$ 120.000 e R$ 140.000 são uma boa aposta. Isso diz respeito unicamente às versões com motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem.
Versões mais baratas, que serão lançadas futuramente, poderão colocar o Renault Kardian mais próximo da tabela dos Fiat Pulse com motor 1.3 aspirado, que custam R$ 103.000 com câmbio manual e R$ 110.000 com câmbio CVT.
Na prática, o Renault Kardian ocupará a faixa de preços onde hoje está o Duster, entre os R$ 115.990 da versão Intense 1.6 manual e os R$ 148.990 da versão Iconic 1.3 turbo. A movimentação da Renault poderá ser incrementar o pacote de equipamentos do Duster para elevar seu padrão para algo mais próximo de onde estava o Captur, que na tabela chegava aos R$ 161.090 na versão Iconic 1.3 turbo.
Quando será o lançamento do Kardian 2024?
O Renault Kardian entrará em produção na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) em janeiro. Depois, terá um prazo de pré-venda antes do seu lançamento comercial, previsto para março.
A partir do Brasil o SUV será exportado para mais de 20 países latinos. Mas o modelo ainda será fabricado no Marrocos e a partir dali ganhará mercados na África, no Oriente Médio e também chegará à Turquia.
Ficha Técnica – Renault Kardian Premier Edition 1.0 TCe 2024
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, 999 cm³, 125 cv a 5.750 rpm (etanol), 22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm (E)
Câmbio: automático de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torçãp (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Peso: n/d
Dimensões: comprimento, 411,9 cm; largura, 202,5 cm; altura, 159,5 cm; entre-eixos, 260,4 cm; porta-malas, 358 l