Renault Kardian entra em pré-venda e custa a partir de R$ 112.790
Novo SUV compacto tem motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem e é mais barato que Stepway 1.6 CVT; entregas começam em março
Com nova plataforma, novo motor turboflex, novo câmbio e equipamentos inéditos, o novo Renault Kardian 2025 já tem preços. O SUV compacto está entrando em pré-venda com preços partindo dos R$ 112.790 – abaixo do Duster e do Stepway.
Preços do Renault Kardian 2025
- Renault Kardian Evolution 1.0 Turbo EDC – R$ 112.790
- Renault Kardian Tecno 1.0 Turbo EDC – R$ 122.990
- Renault Kardian Première Edition 1.0 Turbo EDC – R$ 132.790
A versão mais barata, Evolution, tem preço abaixo do Stepway Iconic 1.6 CVT (R$ 117.690), enquanto o Kardian Tecno está parelho ao Duster Intense Plus 1.6 com câmbio manual (R$ 122.290). O Duster mais barato com câmbio automático CVT custa R$ 131.190, pouco menos que o Kardian Première Edition. A Renault garantiu que o Kardian não tira o Stepway de linha (pelo menos por enquanto).
A pré-venda é chamada de R Pass e exige o pagamento de um sinal de R$ 1.000. Essa reserva garante o preço de lançamento, entrega prioritária e crédito extra de R$ 1.000 se financiado com parceiros da Renault. Os 100 primeiros ainda serão convidados para o lançamento do Kardian e um kit de merchandise do modelo.
As primeiras entregas do Renault Kardian 2025 estão previstas para o final de março, logo após o lançamento (em 20 de março).
Equipamentos do Renault Kardian
Kardian Evolution – Terá faróis full-led, barras no teto modulares (podem ser montadas na transversal), rodas de aço aro 16 com calotas que imitam rodas diamantadas, seis airbags, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, retrovisores com ajuste elétrico e ar-condicionado digital – uma clara resposta ao Fiat Pulse. O preço inicial é de R$ 112.790.
Kardian Tecno – acrescenta freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painel com faixa de revestimento macio, barras no teto modulares prateadas, rodas de 17 polegadas diamantadas mas com acabamento exclusivo, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Custa R$ 122.990.
Première Edition – A versão de lançamento futuramente será chamada Iconic e soma piloto automático adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de pontos cegos, câmeras de visão 360°, sensores de estacionamento frontal, acendimento automático dos faróis, iluminação ambiente, carregador sem fio para smartphones, teto preto, antena shark e faróis de neblina. Custa R$ 132.790.
Como é o motor do Renault Kardian?
O Renault Kardian está equipado com o novo motor 1.0 TCe turbo, um novo três cilindros com turbo, injeção direta flex e sistema start-stop, que gera 125 cv e 22,4 kgfm com álcool. Este motor é fabricado no Brasil.
Neste lançamento, estatá sempre equipado com o câmbio EDC (de Efficent Dual Clutch), um automatizado de dupla embreagem úmidas com seis marchas que se tornará padrão na linha Renault. Tem três modos de condução (Eco, Sport e MySense).
Como o seletor do câmbio é eletrônico, do tipo joystick simples, a troca de marchas sequencial é feita apenas por meio das borboletas atrás do volante.
A Renault confirmou que haverá opção de câmbio manual futuramente, mas não detalhou como serão futuras versões. Contudo, QUATRO RODAS apurou que a Renault já testa o Kardian 1.0 turbo manual, que será lançado no Brasil em meados deste ano.
Como é o Renault Kardian?
O novo SUV da Renault é tratado como o ponto de partida para uma nova fase da Renault no Brasil. O Kardian inicia um novo ciclo de investimentos que vale até 2027 e ainda prevê SUVs cupê e médio, e até uma picape híbrida.
O Renault Kardian tem 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,60 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, além de 358 l no porta-malas. Tem o porte dos Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, mas também terá Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus e Nissan Kicks como rivais.
Em um primeiro contato com o carro, quando teve seu visual revelado, chamou a atenção o cuidado com a cabine. O painel aproveita parte da estrutura do Dacia Sandero, mas com um console elevado a partir da versão Tecno e iluminação ambiente (por enquanto, apenas na Première Edition).
Ainda que os plásticos estejam no mesmo padrão do Duster, se preocuparam com detalhes como a área macia nos apoios de braço das portas, com a iluminação nas quatro portas USB (duas dianteiras e duas traseiras) e também no porta-malas.
Uma boa melhora frente aos Stepway e Duster está na ergonomia. Os bancos têm bons apoios laterais, além de uma grande amplitude de ajuste de altura: é possível dirigir nas alturas ou em posição mais baixa, fica à critério do motorista. Outros carros deste segmento forçam o motorista a dirigir mais alto.
O espaço traseiro é bom, proporcionado pelos 2,60 m de entre-eixos (5 cm a mais que o Pulse e 4 cm a mais que o Nivus).
A partir do Brasil o SUV será exportado para mais de 20 países latinos. Mas o modelo ainda será fabricado no Marrocos e a partir dali ganhará mercados na África, no Oriente Médio e também chegará à Turquia.
Ficha Técnica – Renault Kardian Premier Edition 1.0 TCe 2025
Motor: flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12V, 999 cm³, 125 cv a 5.750 rpm (etanol), 22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm (E)
Câmbio: automático de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torçãp (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: comprimento, 411,9 cm; largura, 175 cm; altura, 159,5 cm; entre-eixos, 260,4 cm; porta-malas, 358 l