O Renault Duster brasileiro, enfim, passa a ser equipado com o motor 1.3 turbo já presente no Captur. A aguardada configuração chega apenas na versão topo de linha Iconic, por R$ 135.590, mantendo assim o antigo motor 1.6 aspirado como opção de entrada.
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O conjunto é exatamente o mesmo do “irmão” maior: ele combina o 1.3 turbo flex de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque a um câmbio CVT que simula 8 marchas, com possibilidade de trocas manuais na alavanca. Diferentemente dos países vizinhos e do novo Renegade turbo, o modelo chega por aqui sem opção de tração nas quatro rodas.
Também como no Captur, o desempenho do Duster turbinado deverá provocar inveja aos concorrentes. Segundo a Renault, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.
A nova motorização está disponível apenas na versão mais cara, a Iconic, que também pode ser equipada com o motor 1.6. Independente do motor, porém, o pacote de equipamentos e o visual (que não passou por atualizações) são os mesmos em ambas as configurações. Na turbo, a única exclusividade está no logo TCe estampado na tampa do porta-malas.
Ou seja, de série, é equipado com central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, sistema Multiview com quatro câmeras (frontal, traseira e laterais), alerta de pontos cegos, faróis automáticos com DRL em LED, chave-cartão, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, rodas de 17 polegadas, piloto automático e faróis de neblina.
Mesmo com uma boa lista de equipamentos, porém, o Duster turbo escorrega por não oferecer mais do que os dois airbags obrigatórios por lei. Assim, o modelo tem menos airbags do que o Kwid (com quatro) que, além de ser o modelo de entrada da Renault, mantém o posto de carro mais barato do Brasil.
Atualização no 1.6
O Duster passa a oferecer cinco versões diferentes. Se apenas a topo de linha ostenta o novo motor 1.3 turbo flex, as demais mantêm o 1.6 aspirado de até 120 cv e 16,2 kgfm que, segundo a marca, passou por atualizações para atender às novas normas de emissões. Apesar da promessa de melhorar o consumo em até 3,9%, não houve alteração em potência e torque.
As versões, por sua vez, permaneceram intactas: Zen 1.6 manual, Zen 1.6 CVT, Intense 1.6 CVT e Iconic 1.6 CVT, além da nova Iconic turbo CVT.
Veja como ficaram todos os preços do Renault Duster 2023:
Versão | Preço |
Duster Zen 1.6 | R$ 99.990 |
Duster Zen 1.6 CVT | R$ 108.090 |
Duster Intense 1.6 CVT | R$ 115.190 |
Duster Iconic 1.6 CVT | R$ 122.090 |
Duster Iconic turbo CVT | R$ 135.590 |