Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Relembre o teste de Senna com o Audi S4 para QUATRO RODAS

Avaliação foi a última colaboração que Senna fez para a revista, pouco antes de sua morte

Por Eduardo Pincigher / Fotos: Marco de Bari
Atualizado em 22 dez 2016, 21h04 - Publicado em 22 dez 2016, 21h00
Ayrton Senna testando o Audi S4
(Acervo/Quatro Rodas)

* Reportagem originalmente publicada em junho de 1994

Pouco mais de dois meses antes de sofrer o acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino, Ayrton Senna esteve no Autódromo de Interlagos.

Daquela vez, porém, o tricampeão mundial não se encontrava ali para competir. Mas para dar, com exclusividade a QUATRO RODAS, suas impressões ao dirigir o Audi S4. Um dos modelos que ele mesmo, através da Senna Import, começava a trazer ao país.

Garoava forte, o que tornava a ocasião propícia para avaliar o carro. Ainda mais com o Rei da Chuva ao volante. Na Curva do Sol, o velocímetro já marcava 130 km/h, em terceira marcha. Consciente de que era preciso aquecer os pneus, o piloto diminuiu o ritmo, enquanto contornava o traçado.

Continua após a publicidade
Ayrton Senna testando o Audi S4
()

Na reta dos boxes, as marchas eram trocadas a 6.000 rpm, exceto na passagem da quinta para a sexta, quando o conta-giros apontava 5.200 rpm. “Jamais havia guiado antes um carro de passeio tão veloz, aqui em Interlagos”, impressionou-se Ayrton, ao olhar para o velocímetro, que marcava 195 km/h.

Aquilo era só o começo. No instante da freada para o S do Senna, o Audi chegou a 205 km/h. Ayrton, então, parou de falar. Iniciou a frenagem, reduzindo marchas com invejável rapidez, sempre intercaladas com punta-tacos. A tomada apontava para dentro da curva, como se ele estivesse a bordo de um Fórmula 1. Feita a manobra, o carro escapou levemente para fora.

Continua após a publicidade
Ayrton Senna testando o Audi S4
()

Mas seu piloto se chamava Ayrton Senna da Silva. Com um contragolpe no volante, ele fez com que o Audi retomasse a trajetória original sem maiores dificuldades. E, quando beliscou a zebra, a Curva do Sol já reaparecia, bem à frente. Chegando à Curva do Lago, pé no freio, reduções de marcas, acelerador a fundo novamente. Uma manobra perfeita, e fim de test drive.

“Cabem cinco pessoas com folga no interior do S4. Ele é um automóvel muito confortável, e você pode sentir isso andando em qualquer velocidade”, resumia um entusiasmado Ayrton, ao tirar o capacete. “Além disso, carros turbinados, como este, são mais divertidos de acelerar. isso tudo sem deixar de lado a segurança, nossa principal preocupação ao trazê-lo para o Brasil”.

Continua após a publicidade
Ayrton Senna testando o Audi S4
()

Opiniões de Senna

Tração permanente: “É a maior vantagem sobre os concorrentes. Com ela, ganha-se muito em estabilidade. Como as quatro rodas tracionam, não há perigo de um dos eixos derrapar em uma curva veloz. Na chuva, então, esse sistema é fantástico. Garante muita segurança aos passageiros.”

Segurança: “Na Alemanha, guiei uma Avant S4 (versão station do carro testado) nas autobahnen, a mais de 240 km/h. Fiz, então, a seguinte experiência: tirei as mãos do volante e subi no pedal de freio. A perua parou em linha reta, e não apresentou fading. Fiquei impressionado com o sistema de freios e com a eficiência do ABS.”

Continua após a publicidade

Overboost: “É um recurso que utilizávamos nos Fórmula 1 da era turbo. Na hora de ultrapassar outro carro, bastava apertar um botão no volante que a turbina exercia pressão extra sobre o motor. O S4 tem o mesmo sistema, só que é automático. O motor recebe 25 cv a mais instantaneamente. Ao ultrapassar um caminhão numa estrada de mão dupla, o overboost garante a realização da manobra com maior rapidez e segurança.”

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.