Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ranking revela as marcas de carro mais fortes e valiosas do mundo

Estudo aponta as marcas de automóveis mais valiosas do mundo. Que não obrigatoriamente são as mais fortes

Por Fernando Miragaya
26 abr 2021, 05h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brands

    Qual o valor de uma marca? Esse é o tipo de provocação que professores de MBA adoram fazer. Pois é, só que isso não é necessariamente um conceito subjetivo.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

    Empresas de pesquisas globais fazem estudos regulares e usam métricas que estabelecem essa percepção de valor sobre diferentes empresas. As do setor automotivo, obviamente, são um capítulo à parte. Um levantamento da Brand Finance, consultoria inglesa de avaliação de negócios de marca, recém-apresentado não só mostra o valor dos fabricantes de veículos como a força de cada um.

    O relatório evidencia que nem sempre uma marca de maior valor é a mais poderosa e traça também um índice batizado de BSI (Brand Strength Index), algo como o índice de força da marca, onde o valor financeiro leva em consideração a receita daquela empresa. Além disso, a pesquisa revela dados curiosos sobre o crescimento de certas montadoras e a distribuição geográfica desse mapa automotivo.

    Continua após a publicidade

    Toyota na frente 

    Toyota Corolla Cross XRX Hybrid flex 2022
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quatro anos depois e em um período conturbado para a indústria, a Toyota recuperou a liderança como a marca automotiva mais valiosa globalmente. A japonesa desbancou a Mercedes-Benz, e hoje vale US$ 59,5 bilhões – mais de R$ 340 bilhões em conversão direta pela cotação do dia 26 de março.

    Pelo estudo da Brand Finance, a Toyota aumentou apenas 2% o seu valor, só que a Mercedes perdeu mais de 10% em relação a 2020 (veja o quadro no fim da matéria). A tomada da liderança se deu principalmente pelo desempenho financeiro e nas operações fabris da montadora asiática.

    Mesmo em um ano marcado pela crise da pandemia do novo coronavírus, que freou o consumo, interrompeu produções e padeceu com a falta de insumos, a companhia aumentou as vendas no primeiro trimestre de 2020 no Japão, na América do Norte e Europa. E viu seu lucro disparar 50% no terceiro trimestre, com um salto de 10% nas vendas na China.

    Continua após a publicidade

    Mítica e poderosa  

    A Toyota é a mais valiosa e também é forte, mas não a mais forte. A japonesa fecha um pódio no qual a supremacia da Ferrari parece inalcançável. O tradicional fabricante italiano deixa claro que a empresa não vive apenas de uma aura mítica muito bem explorada.

    A Ferrari se mantém como a mais forte do setor automotivo neste ranking, que vai além do valor da marca. Nesse quesito, a Brand Finance leva em consideração, também, investimento em marketing, identificação do cliente com a empresa, satisfação dos funcionários e a reputação corporativa.

    A partir dessas informações, as marcas recebem uma pontuação máxima de 100 e um índice de classificação que se assemelha aos indicadores de confiança para investidores. No caso da Ferrari, foram 93,9 pontos e índice AAA+ (a única no mundo a alcançar essa máxima), bem à frente da segunda colocada, a Maruti Suzuki.

    Opa, estranhou? Pois é, essa subsidiária indiana da montadora japonesa revela a força das marcas do país asiático nos critérios usados pelo relatório. A Maruti Suzuki subiu quase seis pontos na avaliação e superou a Toyota para se consolidar como a marca de automóveis mais poderosa do continente.

    Continua após a publicidade

    E engana-se quem pensa que a Maruti Suzuki é um caso fora da curva das montadoras da Índia. Duas compatriotas da empresa registraram crescimento significativo no índice BSI: a Mahindra (+5,2 pontos), quarta colocada, e a Bajaj (aumento de 8,6 pontos), sétima posicionada no ranking.

    O peso de cada país 

    Mas na geoeconomia dos valores das marcas, quantidade não significa obrigatoriamente maior representatividade. Basta ver a Alemanha. Com cinco marcas automotivas, o país concentra 34% do valor de todas as marcas reunidas no mundo. São US$ 201,8 bilhões e todas as montadoras entre as dez mais valiosas.

    A Alemanha supera países com muito mais marcas neste bolo. O Japão, com 24% do valor das marcas de veículos, é o segundo colocado. Já os Estados Unidos e seus 18 fabricantes automotivos respondem por 17% e são o terceiro no ranking por nações.

    Efeito Tesla

    Tesla Model S Plaid 2021
    Tesla Model S Plaid 2021 (Divulgação/Tesla)
    Continua após a publicidade

    O Tio Sam só está bem na foto porque pegou carona com Elon Musk. Pois é, a Tesla foi a marca que mais ganhou valor em um ano. Impressionantes 157% de crescimento, o que fez o fabricante de veículos elétricos alcançar quase US$ 32 bilhões, ficar em sexto no Top 10 e desbancar montadoras tradicionais como Honda, Ford e Audi.

    A crescente busca da indústria automotiva por eletrificação e os anúncios de restrição a veículos a combustão em muitos países do mundo são os indicativos de que o caminho da Tesla será seguido por muitas montadoras. Várias delas, como General Motors, Jaguar Land Rover e Nissan, anunciaram recentemente metas ambiciosas de lançamentos de elétricos e híbridos em suas linhas.

    Segundo o relatório, os fatores para o crescimento da Tesla se inserem neste contexto e ultrapassam a questão do aumento de produção do modelo Y ou da expansão da marca na China. A empresa é apontada como pioneira no uso de inteligência artificial no automóvel e é vista como uma montadora em busca de inovação, sustentabilidade e – especialmente – de baterias mais eficientes para seus carros.

    Por enquanto, isso vale muito. Mas se trará força para a marca californiana, aí são outros quinhentos.

    Brands
    (Divulgação/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.