Ranger tem nota máxima no Latin NCAP e Amarok recebe apenas três estrelas
Nos testes das picapes médias, a Ford se deu melhor, principalmente, por oferecer mais recursos de assistência à segurança, em especial a frenagem autônoma

Os testes de segurança estão a todo vapor neste fim de ano. Desta vez, o Latin NCAP divulgou dois resultados de modelos bem relevantes para o mercado brasileiro: a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok reestilizada. Uma passou com louvor atingindo a nota máxima de cinco estrelas, já a outra passou de ano, mas com uma nota mediana de três estrelas.
Começando pela melhor avaliada, a Ranger conseguiu 93% dos pontos na proteção de adultos. No teste de colisão frontal contra barreira deformável, o carona teve adequada apenas na região do tronco, enquanto cabeça e todos os membros inferiores tiveram proteção considerada boa. Já o motorista teve boa proteção na cabeça e joelho. Pernas e tronco tiveram proteção adequada.
Nos testes de impacto lateral, os resultados foram ainda melhores. No impacto lateral contra barreira deformável, a proteção foi boa para todas as partes do corpo, e no impacto contra poste, apenas a região do tronco teve a proteção considerada adequada.
O ponto negativo foi no teste de colisão traseira. No chamado impacto de “whiplash”, ou chicote, a proteção do pescoço foi marginal.

O segundo melhor desempenho da Ranger foi nos sistemas de assistência à segurança, com um total de 92% dos pontos atingidos. O ESC é padrão em todas as versões e o aviso de cinto de segurança seguiu os padrões do Latin NCAP, assim como o detector de ponto cego e a frenagem autônoma de emergência. Já o limitador de velocidade (piloto automático) e os sistemas de permanência e centralização de faixa estão presentes, mas não pontuaram, pois não são um recurso padrão.
Na proteção de crianças, foram 90% dos pontos alcançados, tendo nota máxima nos testes e na avaliação de SRI. Os dummys de um ano e meio e três anos não tiveram a cabeça exposta e foram totalmente protegidos nos testes de colisão frontal e lateral. O Latin NCAP também avaliou positivamente a sinalização de advertência do airbag do passageiro, quando o SRI está instalado.

Embora tenha passado bem nos outros testes, na proteção de pedestres a Ranger teve um resultado mediano, tendo 75% dos pontos. O Latin NCAP pontuou que a picape tem proteção pobre nas áreas da borda frontal do capô para a cabeça, mas na maioria das áreas a proteção varia entre boa e adequada. A proteção para a parte superior das pernas teve resultado bem semelhante: boa no centro e indo de marginal a pobre nas laterais. Por fim, a proteção da parte inferior das pernas foi marginal no centro da área de impacto e boa nas bordas.
Volkswagen Amarok com segurança mediana
No caso da Amarok, as notas não foram tão altas. Na proteção para passageiros adultos, a picape teve 81% dos pontos. Os testes de colisão lateral e traseira tiveram resultados idênticos aos da Ranger, porém, a Volkswagen foi pior na batida frontal. O passageiro teve proteção adequada na perna esquerda e no tronco, enquanto o motorista teve proteção fraca no tronco e adequada na perna direita. O resto teve proteção boa.
O melhor desempenho da Amarok foi na proteção infantil, conseguindo 87% dos pontos. Nesse caso, o que pesou para a picape foi o fato do dummy de um ano e meio ter apresentado uma desaceleração torácica maior do que o esperado. Porém, em todos os outros testes, os bonecos não tiveram a cabeça exposta e tiveram proteção total.

Na avaliação de sistemas de assistência à condução, a caminhonete teve 66% dos pontos. Muito disso por não oferecer recursos como limitador de velocidade, detector de pontos cegos e frenagem autônoma — há apenas alerta de colisão frontal que segue todos os requisitos do Latin NCAP. O sistema de detecção de faixa, embora não ofereça uma resposta ativa, também atendeu todos os requisitos.

O pior desempenho ficou para a proteção de pedestres, principalmente por não oferecer um sistema de frenagem autônoma. Afinal, a proteção para as áreas inferiores e superiores das pernas foram consideradas boas. Já para a cabeça os níveis de proteção variam de bom a adequado, com pequenas áreas de proteção marginal e muito poucas áreas de proteção fraca na borda frontal do capô.

Em resumo, um desempenho até melhor que o da Ranger nesse quesito específico. Já que a soma da pontuação da Amarok foi de 29,85, contra 23,91. Além disso, a Amarok atende ao regulamento UN 127 para proteção de pedestres, e a Ranger não. Mas a falta do sistema de frenagem autônoma pesa muito na avaliação do Latin NCAP.