Range Rover e Range Rover Sport 2025 trocam motor diesel por híbrido
Agora sempre com motor 3.0 híbrido plug-in de 550 cv, SUVs de luxo aceleram de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos; preços partem de R$ 1.145.750
 
							A JLR segue trabalhando para se reposicionar no mercado e fazer o público se acostumar com o fato de que tem quatro marcas no portfólio: Defender, Discovery, Jaguar e Range Rover, deixando de lado a Land Rover. O que não mudou é que a Range Rover ainda é o ápice da empresa em termos de luxo e a linha 2025 estreia para deixar o carro mais alinhado com as demandas dos clientes.
Tanto o Range Rover quanto o Range Rover Sport começam a ser vendidos com algumas novidades. A mais importante é que o motor 3.0 biturbo diesel dá adeus ao mercado e ambos agora tem apenas uma opção de motor, sendo equipados com o 3.0 turbo a gasolina com sistema híbrido plug-in.
 
    Segundo a marca, a decisão foi tomada por dois motivos. O primeiro é que a JLR ainda tem planos de eletrificar toda sua linha até ter apenas carros elétricos à venda. Neste caminho de descarbonização, o motor a gasolina faz mais sentido do que o diesel por poluir menos e ainda usar a tecnologia PHEV – o motor diesel tinha um sistema híbrido-leve.
 
    A segunda razão é entregar um desempenho melhor para seus clientes, que já estavam optando pela versão PHEV no lugar da diesel. Com uma autonomia elétrica de 88 km e de 740 km usando o sistema híbrido, ambos os SUVs são mais eficientes.
A diferença de força também é grande. O 3.0 biturbo diesel de seis cilindros gerava 350 cv e 71,4 kgfm, enquanto o 3.0 híbrido plug-in entrega 550 cv e 81,6 kgfm. Isto altera bem a aceleração de 0 a 100 km/h, baixando dos 6,1 s do diesel para 5,4 s.
 
    Aproveitaram para rever a lista de equipamentos. Passa a vir de série com esterçamento das rodas traseiras, diferencial ativo e suspensão a ar. O esterçamento ajuda bastante a manobrar o carro, considerando que o Range Rover Sport mede 4,94 metros de comprimento e o Range Rover tem 5,05 m.
 
    Não tem como imaginar que venha mal equipado. Conta com faróis e lanternas em led com acendimento automático, retrovisores laterais elétricos com aquecimento e rebatimento, ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo com modo off-road, assistente de permanência em faixa, rodas de liga leve de 22”, central multimídia de 13,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Meridian Signature, abertura do porta-malas por gestos, painel de instrumentos digital e mais.
O preço é alto como se espera. O Range Rover Sport parte de R$ 1.145.750 na versão Dynamic HSE e ainda tem a variante Autobiography. Já o Range Rover inicia em R$ 1.595.470 na variante Autobiography e vai ficar mais caro na configuração SV. A marca dá apenas o preço básico por conta do nível de personalização do veículo, permitindo que o cliente escolha a pintura e o acabamento, inclusive levando o comprador para a Inglaterra para fazer a configuração lá com uma equipe especializada.
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