Ram Rampage Bighorn estreia no Uruguai só com motor diesel por R$ 289.000
Versão de entrada surge apenas com motor 2.0 turbodiesel, perde recursos de assistência à condução e custa mais que R/T no Brasil
A Ram ainda não confirmou, mas é quase certo que, em breve, teremos uma nova versão de entrada para a Rampage. Seria a Rampage Bighorn, que acaba de estrear no Uruguai.
A Rampage mais barata é vendida exclusivamente com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,8 kgfm, sempre com câmbio automático de nove marchas. No Brasil, todas as versões disponíveis também podem ser equipadas com o motor Hurricane-4, um 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm, que no país vizinho está reservado para a versão topo de linha R/T.
Um detalhe que chama atenção é que no Uruguai a Ram não disponibilizará a versão Rebel, com um visual um pouco mais off-road. Logo, a única versão intermediária é a Laramie, que é equipada exclusivamente com o motor turbodiesel.
Em questão de design, a Rampage Bighorn perde os detalhes cromados da Laramie, especialmente na grade e nas maçanetas. Porém, também não traz os contornos da caixa de roda e para-choque pretos da Rebel. Na versão básica, esses detalhes são todos na cor do veículo. A roda também tem desenho mais simples, se comparado às demais versões.
Já nos equipamentos de série, ela perde principalmente em segurança. Não estão disponíveis itens como airbags de joelho, alerta de frenagem de emergência, assistente de frenagem automática com pré-colisão e detector de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo ou detector de ponto cego.
Mesmo assim, ela ainda pode ser considerada bem equipada, já que traz equipamentos como câmera de ré, partida por botão, ar-condicionado de duas zonas, faróis e lanternas em LEDs, carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos digital com tela de 10,3’’, multimídia de 12,3’’ e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente de partida em rampa e controle de tração e estabilidade.
No Uruguai, os carros são vendidos em dólar, por isso a Bighorn parte dos US$ 59.490, cerca de R$ 289.000 em conversão direta. Porém, no Brasil ela deve custar mais barato, já que a versão Rebel com motor a diesel parte dos R$ 244.790, sendo o modelo mais básico da linha por aqui. Mesmo a versão R/T custa menos por aqui: R$ 277.490.