Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Ram 1500 2026 volta a ter motor V8 Hemi de 400 cv após críticas

A própria marca admite que foi um erro ter tirado de linha o famoso V8 HEMI, que agora retorna como um opcional

Por Nicolas Tavares
5 jun 2025, 10h28
Ram 1500 2026 com motor V8
Ram 1500 2026 com motor V8 (Divulgação/Ram)
Continua após publicidade

A Stellantis tomou uma decisão bem controversa há um ano. Motivada pelas novas regras de emissões nos EUA, tirou de linha o lendário motor V8 5.7 Hemi. Com a mudança tanto do governo dos Estados Unidos quanto do comando da fabricante, o motorzão está de volta e o primeiro modelo a recebê-lo é a Ram 1500.

Apresentada em seu país de origem, a Ram 1500 2026 tem como principal novidade justamente o retorno do V8. “Cometemos um erro quando abandonamos o Hemi”, admitiu Tim Kuniskis, CEO global da marca Ram.

Ram 1500 2026 com motor V8

A fabricante não quis complicar e, para acelerar o retorno do motor, não fez nenhuma alteração, utilizando a mesma especificação vista até o ano-modelo 2024. Entrega 400 cv e 56,7 kgfm, trabalhando com uma transmissão automática de oito marchas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Há apenas uma diferença e ela é financeira. Será um opcional de US$ 1.200 (R$ 6.740) para as versões Big Horn, Express, Laramie, Limited, Longhorn, Rebel, Tradesman e Warlock. Por enquanto, Kuniskis desconversa sobre uma versão esportiva nos moldes da antiga TRX, substituída pela atual RHO, que seguirá como está.

Ram 1500 2026 com motor V8

Enquanto isso, o motor de entrada segue sendo o V6 3.6 Pentastar de 309 cv e 37,2 kgfm. Apesar da fama do V8, não é o propulsor mais potente da picape. As versões Laramie e Rebel trazem o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha da família Hurricane, que gera 426 cv e 63,5 kgfm, consideravelmente mais do que o Hemi.

Continua após a publicidade

A versão esportiva RHO, assim como as configurações Limited, Longhorn e Tungsten, manterá o 3.0 Hurricane na variante de alto desempenho, com 548 cv e 72 kgfm. Kuniskis diz que estas versões já tem um pacote “fantástico” e que o V8 pode não ser uma boa escolha para elas.

Ram 1500 2026 com motor V8
Ram 1500 2026 com motor V8 (Divulgação/Ram)
Continua após a publicidade

O fato do V8 ser bem menos potente que o 3.0 Hurricane não assusta a Ram, que está apostando no desejo dos clientes por um motor mais, mesmo que menos eficente. A prova disso é que substituiu o antigo emblema “Hemi” no para-lama dianteiro por um novo símbolo chamado “Symbol of Protest” (Símbolo de Protesto), uma provocação e protesto contra todas as decisões que levaram o Hemi a quase ser extinto.

Consultada por QUATRO RODAS, a divisão brasileira da Ram não se posicionou sobre a possibilidade do V8 retornar ao país, dizendo que “não comenta sobre rumores e especulações”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.