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Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos

QUATRO RODAS voltou à cidade de São Lourenço (MG) para refazer o roteiro do seu primeiro Rally de regularidade, realizado em 1961

Por João Vitor Ferreira
2 out 2025, 15h25 •
Rally 4R
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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  • Se você é um leitor mais assíduo de QUATRO RODAS, sabe que a revista está completando 65 anos. A festa oficial aconteceu em agosto, junto com o especial Melhor Compra, mas as comemorações ainda não terminaram. Neste mês de setembro, decidimos recriar um evento histórico, o nosso primeiro Rally de regularidade.

    Foi em dezembro de 1961, quando a revista mal tinha completado um ano, que a primeira edição do Rally 4R aconteceu. O roteiro teve início da cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, passando por outras três cidades turísticas da região: Caxambu, Cambuquira e Lambari, roteiro conhecido como Circuito das Águas. E foi para lá que retornamos.

    No dia 27 de setembro, 65 duplas se reuniram no Parque das Águas, em São Lourenço, para refazer o roteiro de aproximadamente 200 km. Eles foram divididos de acordo com as idades de seus veículos em quatro categorias principais: Históricos (até 1969), Clássicos (de 1970 a 1989), Neoclássicos (de 1990 até 1999), Super Turismo (de 2000 em diante). A quinta categoria foi a Fiat Competizione, reservada exclusivamente para os modelos da marca italiana, independente do ano de lançamento.

    Rally 4R
    Jaguar XK 120 1950 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A divisão é importante para organizar os competidores, mas não está diretamente ligada à nenhuma vantagem, uma vez que o Rally 4R adotou o formato RAID (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido). Nessa modalidade, não vence o mais rápido, mas sim, quem for mais regular. É necessário estar no lugar certo na hora certa, respeitando as metas de tempo descritas no itinerário e o tempo total de prova.

    Rally 4R
    Campeões da categoria Neo Clássicos e líderes da classificação geral, Fernando Leibel (esquerda) e Sandro Martin Landib (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Cada segundo a mais ou a menos que o competidor levou para completar o trajeto gera um desconto de pontos. No final, quem perdeu menos pontos, levou o troféu para a casa.

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    Rally 4R
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    QUATRO RODAS esteve bem representada. Paulo Campo Grande, diretor de redação, foi o piloto do Fiat Uno Grazie Mille 2013, mais precisamente a última unidade produzida pela Fiat e que marcou o fim da primeira geração do compacto no Brasil. Ao seu lado, fazendo o papel de navegador, estava Marcelo Shimizu, CFO da Editora Abril.

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    A segunda dupla foi formada pelo navegador e nosso editor de arte, Fábio Paiva, junto do piloto Gustavo Brasil, comerciante de carros clássicos de coleção, a bordo de um VW Gol GTI 1990. Uma Fiat Fiorino Trekking 1996 foi o carro da terceira dupla, composta pelos repórteres Isadora Carvalho, ao volante, e João Vitor Ferreira — este que vos escreve — na navegação.

    Rally 4R
    FORD MAVERICK GT 1978 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    A largada aconteceu pontualmente às 9h da manhã. A cada minuto, um carro saía do ponto de partida, por ordem de numeração. O primeiro foi um elegantíssimo Jaguar XK 120 de 1950, o modelo mais antigo do evento e também um dos mais caros, avaliado em mais de R$ 1 milhão. Os mais puristas navegavam à moda antiga, utilizando a planilha de papel e uma caneta para anotar os tempos.

    Mas também havia a opção de seguir o roteiro digital, que mostrava todo o trajeto e as parciais em um aplicativo de smartphone. Cada curva importante, lombada, placa de quilometragem, bifurcação e ponto de referência estavam descritos para o navegador saber que o caminho estava certo, assim como os pontos de parada, onde era obrigatório zerar o cronômetro.

    Rally 4R
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A melhor dupla chamou a atenção desde o primeiro momento. Com seu Ford Escort 1995 amarelo, que simulava o modelo de RS Cosworth, a dupla de profissionais, Fernando Leibel e Sandro Martin Braindib, foram os campeões da categoria Neoclássicos, perdendo apenas 61 pontos em uma prova com mais de duas horas de duração.

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    Mas eles foram uma exceção. A ideia era que o Rally 4R fosse amigável para qualquer pessoa, do veterano ao novato, e os vencedores representaram bem esse espírito. No pódio, subiram desde famílias que queriam curtir o passeio até amigos que estavam se aventurando pela primeira vez em um Rally, todos reunidos para se divertir e compartilhar a paixão por automóveis.  

    Classificação

    Aqui separamos os cinco primeiros colocados de cada uma das cinco categorias. Para ter acesso à classificação completa, clique aqui.

    Históricos

    GUILHERME BOTREL / WEDDLY HENRIQUE RODRIGUES VOLKSWAGEN KARMANN GHIA 1969
    LEONARDO ROMANELLI GUIMARÃES / REINALDO ALVES DE DEUSS VOLKSWAGEN FUSCA 1300 1968
    MILTON VASQUES THIBAU DE ALMEIDA / LETÍCIA BARACHO THIBAU CHEVROLET OPALA 3800 1969
    BELMIRO TAVARES / ÁTILA ARAÚJO DKW CANDANGO 1960
    WESLEY FROTA MORAES / JHONY MARTINS PERANGELI JAGUAR XK 120 1950

    Clássicos

    JOSÉ AUGUSTO PEREIRA LEITE / CLEO PORTUGAL VOLKSWAGEN SANTANA 1988
    AUGUSTO MORAIS / JOÃO VITOR TEIXEIRA DOS SANTOS FORD MAVERICK GT 1978
    ROBSON COTTA / DANIEL SIMONETTI FIAT 147 L 1978
    MAURICIO JOSÉ DE BRITO BRITO / CAUÃ ARAUJO BRITO BRITO VOLKSWAGEN FUSCA ÚLTIMA SÉRIE 1986
    RAFAEL GUEDES MOREIRA / LÍVIA DE ARAÚJO LIMA MERCEDES-BENZ 280S 1985

    Neoclássicos

    FERNANDO LEIBEL / SANDRO MARTIN BRAINDIB FORD ESCORT COSWORTH (TRIBUTO) 1995
    ROGÉRIO MORENO ONOFRIO / ANDRÉ PESTANA BMW 318TI COMPACT 1997
    PEDRO BACHIR ASMAR FILHO / FABIO CHAVES SAMPAIO FIAT UNO 1.6RMPI 1993
    ALEX ALMEIDA / ALVARO ALMEIDA MERCEDES-BENZ SL500 1997
    GABRIEL CALVÁRIO / ARTUR CAETANO LAND ROVER DISCOVERY 1999

    Super Turismo

    RENAN BUENO FERRACIOLLI / WAGNER BRANDÃO DOS SANTOS TOYOTA SW4 2019 
    FABIO RICARDO RAMPAZZO / MARCELO RAFAEL IBARRA FIGALLO CHEVROLET ZAFIRA ELITE 2004
    FILIPE LOT / VICTOR CANDIDO MERCEDES-BENZ E-350 2007
    HUMBERTO FAGUNDES / ARTHUR FAGUNDES CHEVROLET CAMARO SS 2009
    BRUNO COUTO GOMES / MELINA PAULA RIBEIRO AUDI RS4 2021

    Fiat Competizione

    PEDRO BACHIR ASMAR FILHO / FABIO CHAVES SAMPAIO FIAT UNO 1.6RMPI 1993
    ROBSON COTTA / DANIEL SIMONETTI FIAT 147 L 1978
    DOUGLAS COMUNIAN / CRIS COMUNIAN FIAT COUPE 1996
    ALESSANDRA FEOLA MESTRINELLI / EMERSON MESTRINELLI FERREIRA FIAT TEMPRA TURBO STILE 1998
    GUSTAVO ABREU / FABIANA ZOROASTRO FIAT UNO 1.6R 1994

     

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