QUATRO RODAS ganha quatro prêmios SAE de Jornalismo
Conquistamos o primeiro lugar em duas categorias, uma menção honrosa e um destaque em um dos principais prêmios de jornalismo do setor automotivo
QUATRO RODAS venceu quatro premiações da 17º edição do Prêmio SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) de Jornalismo. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 10 de outubro durante o Congresso da SAE em São Paulo. Quatro reportagens foram premiadas e pela terceira vez consecutiva conquistamos o primeiro lugar na categoria Vídeo.
Destaque – Categoria Vídeo
QUATRO RODAS recebeu o prêmio destaque na categoria com o vídeo “Mercedes-AMG EQS 53: 20 absurdos do sedã elétrico que anda como supercarro” de autoria da repórter Isadora Carvalho. No vídeo, a repórter mostrou curiosidades do primeiro esportivo totalmente elétrico que se tornou o carro mais rápido existente da fabricante alemã no país. O modelo é equipado com dois motores elétricos, instalados um em cada eixo, que somam 658 cv de potência e 96,9 kgfm de torque em condições normais, sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 3,8 segundos.
Porém, o carro testado está equipado com o pacote AMG Dynamic Plus, que eleva a potência do carro em 761 cv e 104,01 kgfm de torque, sendo capaz de reduzir o tempo de aceleração até os 100 km/h para 3,4 segundos, exatamente o mesmo tempo que obtivemos em nosso teste de pista.
Menção Honrosa – Categoria Internet
A SAE Brasil premiou o repórter Eduardo Passos com Menção Honrosa com a matéria “Maratona: rodamos com quatro tipo de híbridos até a gasolina acabar”. Onde rodamos com quatro modelos híbridos, o BYD Song Plus, GWM Haval H6, Honda Civic Híbrido, Kia Stonic até que toda a energia (eletricidade e gasolina) de todos acabasse completamente.
A prova especial mobilizou quase todo o nosso contingente: Eduardo Passos, a repórter Isadora Carvalho, o editor Henrique Rodriguez e o redator-chefe, Paulo Campo Grande conduziram os quatro carros e o piloto de testes Leonardo Barboza seguiu em um carro de apoio, na companhia do fotógrafo Fernando Pires, que captou minuciosos detalhes da jornada.
Maratona: rodamos com quatro tipos de híbridos até a gasolina acabar
Nos revezamos tanto ao volante quanto na ordem dos carros no comboio, a fim de corrigir distorções de consumo ligadas ao estilo de direção de cada motorista e à aerodinâmica (o primeiro da fila, sempre enfrenta um pouco mais de resistência do vento). Além disso, padronizamos a temperatura do ar-condicionado de cada modelo e nos certificamos de que todos rodavam no modo de condução mais econômico oferecido.
1º Lugar – Categoria Vídeo
Outro vencedor do Prêmio SAE de Jornalismo foi nosso editor Henrique Rodriguez que garantiu o 1º lugar na categoria com o vídeo do “New Rolland T6: primeiro trator biometano do Brasil não polui e economiza R$ 100 por hora”. O jornalista foi até uma fazenda localizada em Brasilândia no Mato Grosso do Sul para conhecer de perto essa novidade do mundo Agro. Abastecido de um combustível que é produzido dentro da própria fazenda, e tem um custo de R$ 1 o m³.
Só de combustível, a economia de uma hora rodando com o primeiro New Holland T6 Methane Power do Brasil foi de R$ 100. Ao mesmo tempo, também evitou que 208 kg de CO2 chegassem à atmosfera.
Tudo porque, em vez de 18 litros de diesel (sob o custo de R$ 110, ou R$ 6,11 o litro), seu motor queimou 10 m³ do biometano produzido com dejetos dos milhares de porcos criados na própria Fazenda São Francisco, em Brasilândia (MS), ao custo de R$ 1 por metro cúbico. É um processo que precisa de muita sujeira para ser viável, mas que no fim do dia é muito limpo.
1º Lugar – Categoria Internet
Por fim, mas não menos importante, foi a vez do nosso redator-chefe Paulo Campo Grande, que foi premiado em 1º lugar na categoria Internet com a reportagem “Gasolina sintética: ela pode ser a salvação dos motores a combustão?”.
Paulo viajou até o sul do Chile em Haru Oni para visitar a primeira usina produtora de gasolina sintérica. Esse tipo de combustível passou a ser do interesse das pessoas comuns, principalmente donos de carros a combustão. Isso porque combustíveis sintéticos são considerados neutros nas emissões de CO2 e, portanto, uma tábua de salvação para esse tipo de veículo, diante do tsunami da eletrificação. Além de uma possibilidade de manter os modelos a combustão que já estão se tornando versões eletrificadas.
A vantagem dos combustíveis sintéticos é que o CO2 utilizado em sua produção é retirado da atmosfera, enquanto o dos combustíveis fósseis é extraído do petróleo. Ou seja, o CO2 resultante da queima do e-fuel é um gás que já estava na atmosfera e, portanto, não contribui para o aumento das emissões. Enquanto o CO2 derivado do combustível fóssil se soma ao já existente.
Para nós de QUATRO RODAS é motivo de muito orgulho receber esse reconhecimento do mercado e da indústria. O prêmio SAE de Jornalismo têm muita importância para o setor automotivo e é muito satisfatório que QUATRO RODAS tenha tanto destaque na edição 2023 e se consolidar ainda mais como um veículo de comunicação que cumpre a função de levar sempre a melhor e mais completa informação para o leitor.