Viajamos meio mundo até a Coreia do Sul para conhecer o novo Hyundai HB20, reestilização profunda de um dos compactos mais bem-sucedidos do Brasil na última década.
Dirigimos o novo carro que deve chegar ao Brasil, nas configuração hatchback e sedã, entre outubro e novembro deste ano.
O visual pode ter ficado um tanto controverso, mas a família recebeu uma boa dose de tecnologia para ficar mais competitiva no mercado. Você pode conferir tudo que muda no carro na página 54.
Também colocamos o novo sedã esportivo da Volkswagen, o Jetta GLI, lado a lado com seu primo hatch, o lendário Golf GTI, para descobrir qual é o melhor esportivo da marca alemã. O resultado você confere na página 44.
Quer mais? Também fizemos um comparativo entre o Caoa Chery Tiggo 7 e o Jeep Compass. Será que o novato chinês tem o que é preciso para peitar o líder do segmento e queridinho do público? Isso você descobre na página 28.
Confira outros destaques da edição deste mês:
Longa duração – Você pediu, a gente atendeu: Tiggo 5X vai rodar até 60.000 km.
Ranger 2020 – Mecânica, visual e conteúdo novos.
AMG C 63 S X Audi RS 5 – Os canhões alemães medem força.
Cayenne Coupé – SUV com uma pitada a mais de 911.
HR-V x Tucson – Nova versão do Honda encara o Hyundai que ainda é um desconhecido.
Argo contra Argo – 1.3 contra 1.8, câmbio automatizado contra automático. Qual é o melhor?
Especial férias – Guia com dicas para as famílias que estão em busca da viagem perfeita.
Girl power – Mulheres celebram sua paixão por carros no Autódromo de Interlagos.
É uma cilada, Bino! – Dirigimos o caminhão V8 16.0 que transporta cargas de até 500 toneladas.
E MAIS: Viva-voz, Via Expressa, Clássicos, Auto-serviço, Ranking de Testes, Jeremy Clarkson e Top Ten.
Carta ao leitor
Quarteto fantástico
Os heróis desconhecidos são personagens que tiveram papel importante em um evento, mas permaneceram anônimos para a história.
Só para usar um exemplo da moda, é o caso das mais de 500.000 pessoas que tiveram de reparar o desastre nuclear de Chernobyl, retratado na série de sucesso da HBO.
No jornalismo, um tipo de herói desconhecido são os freelancers – ou frilas, no jargão da classe. Eles não pertencem à redação, apenas fazem trabalhos isolados sob encomenda.
Como qualquer publicação, também recorremos aos frilas, mas quatro deles merecem ser lembrados.
São profissionais que investem um pouco do seu tempo todos os meses para produzir, com o maior carinho e dedicação, reportagens cujo tema eles dominam como ninguém.
O mais antigo é Waldez Carmo Amorim, titular da seção Autodefesa há 12 anos.
Direto de Caxias do Sul (RS), ele faz a triagem das mensagens que recebemos, vasculha a internet atrás de reclamações e mantém sua rede de informantes em autorizadas do país inteiro.
Tudo para descobrir, antes até das fábricas, os defeitos crônicos dos carros vendidos aqui. Nesta edição, ele revela que o Jeep Compass voltou a apresentar falhas mesmo depois de passar pelo recall (pág. 103).
Felipe Bitu é nosso expert em carros antigos há sete anos. Morador de Piracicaba (SP), ele é um artesão da palavra.
Dono de um conhecimento enciclopédico, Bitu cuida da precisão da informação com o mesmo zelo que os colecionadores dispensam aos automóveis que eles nos cedem para o ensaio fotográfico da seção Clássicos.
Basta ler as matérias do icônico Cadillac Coupe DeVille (pág. 78) e do raro nacional Concorde (pág. 80) para entender do que eu estou falando.
Já Fernando Garcia é o rei dos testes de produtos. Cera, economizador, capa de banco, massageador… Se estiver à venda e puder ser usado num veículo, ele vai atrás, muitas vezes atendendo aos pedidos dos leitores.
Lá de Mogi das Cruzes (SP), ele cuida há 12 anos das seções Especialista e Cumpre o Que Promete.
E faz isso com tanta devoção que chegou a acompanhar a avaliação de um produto durante um ano (!!) para comprovar se o resultado seria o prometido na embalagem.
Este mês ele analisou um purificador de ar (pág. 100) e comparou três aplicadores de pretinho de pneu (pág. 101).
Por fim, temos o fotógrafo Christian Castanho.
Há 15 anos, o artista das lentes não poupa esforço para trazer aos leitores os lançamentos nos seus melhores ângulos: deitar no chão sujo atrás do clique perfeito, madrugar para encontrar a melhor luz, rodar centenas de quilômetros em busca da locação ideal.
Um bom exemplo disso está no comparativo entre Mercedes–AMG C63 S e Audi RS 5 (pág. 16).
É por todos esses anos de dedicação que eu queria agradecer em nome da QUATRO RODAS a esse quarteto de heróis que faz seu trabalho todo mês de maneira tão discreta, mas tão importante.
Por isso que eles são fantásticos no que fazem. Obrigado, rapazes!