O mercado de automóveis vive um momento sui generis, no Brasil. De um lado, falta carro nas lojas, por escassez de componentes. Do outro, os modelos não param de ficar mais caros.
Além dos estímulos externos, guerra, pandemia, dólar, há os internos: as fábricas estão renovando suas linhas, motivadas não só pela evolução natural (tecnológica, estilística e conceitual) como também pela entrada em vigor de novos limites de emissões.
Tudo isso estimula os preços a subirem, autorizados também em consequência da demanda reprimida que surge nesse cenário de pouca oferta e novos produtos. Paralelamente, existe um movimento das marcas (que perceberam que, mesmo caros, os carros encontram compradores) de aumentar o valor agregado dos modelos, oferecendo versões esportivadas.
Nossa recomendação é manter a calma nessa hora, estudar o mercado sem pressa e escolher o modelo desejado, ou que atende as necessidades, criteriosamente.
Na edição de agosto de QUATRO RODAS, selecionamos as melhores ofertas em 29 categorias, divididas por tipo de carroceria e faixa de preço ou potência, para ajudar na decisão. Apresentamos 87 modelos, que foram selecionados entre os cerca de 2.000 (carros de passeio e comerciais leves) existentes no mercado, em um processo em dois turnos.
CONFIRA OUTROS DESTAQUES DA EDIÇÃO DE AGOSTO!
Peugeot 208 1.0 Style x Chevrolet Onix 1.0 LTDezoito anos se passaram desde que o Peugeot 206 abandonou o motor 1.0 e a marca deixou de equipar seus carros com motores “mil”. Agora, a francesa sucumbiu ao mercado e passou a usar motorização 1.0 no moderno 208. Para saber se o modelo terá força no concorrido degrau de entrada do mercado, convocamos o Chevrolet Onix, vice-líder da categoria.
O líder Hyundai HB20, recém-atualizado, não teve unidades com motor 1.0 aspirado disponibilizadas a tempo de serem alinhadas neste confronto. O comparativo reúne a segunda versão mais barata de cada um dos hatches. Ou seja, o 208 Style, de R$ 82.990, enfrenta o Onix LT, de R$ 77.690 – ambos equipados com motor 1.0 aspirado de três cilindros. Quem será que leva a melhor?
Porsche Cayenne Turbo GT
Este é o Porsche Cayenne mais rápido da história. Mas não apenas isso: ele é o SUV recordista em tempo de volta em dois templos do automobilismo: Nürburgring e Interlagos. Ele é também o primeiro SUV da marca a ganhar a sigla GT, à qual somente os Porsche mais extremos têm direito. E, justificadamente, é a versão do Cayenne mais cara de todos os tempos. Eis o Cayenne Turbo GT, que pode ser seu a partir de R$ 1.325.000.
Não é difícil distinguir esse SUV mais que esportivo. Ele é sempre baseado na carroceria cupê e tem exclusividades como os para-choques e as rodas de 22 polegadas, que são douradas. Mesmo que, por alguns momentos, seu motorista possa se esquecer, este Cayenne é um SUV. Assim, tratamos de testá-lo como o utilitário realmente esportivo que é.
Case Steiger 620
Motor seis-cilindros biturbo com até 691 cv, tração 4×4 e preço que pode superar os R$ 4 milhões. Estas credenciais poderiam se confundir com as de algum SUV esportivo de alto luxo, mas são do Case Steiger 620, o maior e mais potente trator à venda no Brasil.
Pode ser difícil entender a lógica, mas o uso de um equipamento tão caro reduz o custo da operação. É preciso encaixar os períodos de plantio ou colheita dentro de uma janela climática (quando há chuva, estiagem ou umidade favoráveis ao tipo de safra), que varia entre 12 e 20 dias, para alcançar a produtividade máxima.
O Steiger 620 ajuda nessa tarefa por ter capacidade para arrastar os maiores implementos do mundo, como plantadeiras de 61 linhas. Assim, faz o mesmo trabalho de três tratores médios em menos tempo e com consumo de combustível até 30% menor. A conta fecha. E nos testamos o gigante!
E NÃO PARA POR AÍ!
Volkswgen Jetta GLI
Apresentado em única versão GLI, o Volkswagen Jetta se vale do comportamento dinâmica para chamar atenção
Honda HR-V
O HR-V 2023 entrega mais espaço e promete menor consumo, às custas de desempenho e capacidade do porta-malas
E tem mais! BMW 230e XDrive, Mercedes-AMG EQS 53 4Matic Plus, Hyundai HB20…
A distribuição às bancas e assinantes de todo o Brasil começou hoje (5/8), mas o prazo de chegada pode variar dependendo da região.
Carta ao leitor: Disruptio
As chamadas tecnologias disruptivas, como o nome diz, rompem conceitos, regras e processos estabelecidos. Disruptio, em latim, significa “quebra, fratura”. Os artistas usam o termo ruptura quando falam de obras que fogem ao convencional.
As vantagens de se questionar modelos são claras. Faz parte da evolução. Mas há necessidade de se fazer com critério. No universo da mobilidade, por exemplo, os serviços de táxi por aplicativo chegaram como algo revolucionário, libertador, porém, com o tempo, viu-se a necessidade de adotar pelo menos parte das regras que disciplinavam a atividade antes. Houve também os patinetes e bicicletas de aluguel, serviços que não vingaram por questões de segurança (e custos para torná-los seguros).
Na comunicação, a internet permitiu que qualquer pessoa se tornasse gerador e divulgador de conteúdo. O que, a princípio, é bom. Mas, junto com o material produzido criteriosamente, há muita informação compartilhada sem maiores cuidados: incompleta, superficial, imprecisa e incorreta. Jornalismo sério implica atenção e responsabilidade na hora de apurar e divulgar informações.
Assim como aconteceu no transporte, a oferta de informação também precisa passar por reflexão e aprimoramento. Na hora de comprar um carro, por exemplo, o motorista necessita de informação de qualidade para a tomada de decisão. Ele pode se deixar levar pela emoção, pelo conselho dos amigos. Mas, se tem amor a seu rico dinheirinho, precisa do conhecimento de quem analisou o assunto profundamente.
Para fazer o guia Melhor Compra, publicado nesta edição, toda a redação de QUATRO RODAS trabalhou duro durante dias. Todos os jornalistas dedicaram horas na seleção dos carros e ainda tivemos a ajuda de colaboradores contratados, das pessoas das empresas parceiras que fornecem informações de preços de seguro, peças etc. e dos assessores de imprensa das fábricas, com os preços dos carros e das revisões. Foi uma grande operação para entregar a informação que você precisa e merece.
Felizmente, assim como é possível escolher os serviços de táxi, o leitor também pode selecionar as fontes de informação que usa para se orientar.
Se você é nosso leitor habitual, sabe do que estou falando. Se comprou a revista agora, por conta do Melhor Compra, logo vai entender.
Boa leitura.
P.S.: Este mês, QUATRO RODAS completa 62 anos de estrada. Agradeço aos que se anteciparam e já nos enviaram felicitações.