Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Quatro Rodas de abril: já andamos na nova geração do Hyundai Creta

Nova geração do SUV compacto da Hyundai estreia no segundo semestre, mesma época do lançamento do novo SUV da Fiat – que também detalhamos nessa edição

Por Redação
Atualizado em 16 abr 2021, 15h16 - Publicado em 16 abr 2021, 13h13
Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
(Arte/Quatro Rodas)

Sim, a versão nacional da nova geração do Hyundai Creta terá visual praticamente igual ao do carro fabricado na Índia e na China. Mas quem vê cara não vê coração.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Na edição de abril (744) de QUATRO RODAS fomos até o México conhecer de perto esta segunda geração do SUV compacto que estreia no Brasil no segundo semestre.

Além de não parecer tão esquisito de perto, o Creta demonstrou uma boa evolução na dinâmica e na qualidade dos materiais internos. E a presença de motor turbo é um capítulo a parte.

A nova edição começa a chegar às bancas e às plataformas digitais nesta sexta-feira (16) e ainda traz detalhes exclusivos sobre o novo SUV da Fiat, o chamado “Proggeto 363“, e sobre seu futuro irmão 376, um SUV cupê à moda do VW Nivus, mas que terá preço e sofisticação de T-Cross.

Continua após a publicidade

Também confrontamos os Hyundai HB20 e Chevrolet Onix em suas versões com motor 1.0 turbo e câmbio automático. Confira qual dos dois hatches compactos mais vendidos do Brasil levou a melhor desta vez.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
(Arte/Quatro Rodas)

Reportagem especial mostra que rodovia de Santa Catarina lidera, com folga, o ranking dos trechos mais perigosos das estradas federais brasileiras e investiga as causas. Spoiler: até shopping e condomínios de luxo têm culpa.

No Longa Duração, demos uma segunda chance para a Fiat Strada e refizemos o teste de desempenho após verificação da concessionária. O Onix Plus também foi para a oficina, mas para uma revisão, e identificamos novos erros. O Tiggo 5X, por sua vez, revelou como anda seu prestígio no mercado de usados.

BMW M3

Nova geração de um dos sedãs esportivos mais venerados do mundo revela o que há por trás de sua enorme grade frontal.

Continua após a publicidade

Citroën C4 Cactus THP

Você pode ter um SUV leve e compacto com motor de 173 cv pelo mesmo preço de um rival 1.0. Parece um baita negócio, mas há um detalhe: o Citroën não sabe lidar com tanto motor.

McLaren Elva

Tivemos a experiência ímpar de dirigir um carro muito rápido sem teto ou para-brisa – só com capacete, óculos e luvas.

 Como se fabrica um pneu?

Em nossa nova seção que revela o segredo da fabricação dos componentes do seu carro, revelamos o longo e complexo processo de produção de um pneu.

Carta ao leitor – A força dos elétrons

Quem gosta de carro equipado com motor a combustão, e vive no Brasil, se sente aliviado quando ouve a notícia de que a Europa vai proibir a circulação desse tipo de veículo, nas próximas décadas, e tem certeza de que essa é uma realidade ainda distante por aqui.

Não é só pela preservação do ronco dos motores, a primeira coisa que desaparece quando chega um elétrico. Mas também pela vibração típica dos motores a explosão e, os mais verdes que me perdoem, pelo perfume da gasolina.

Continua após a publicidade

Não é porque gostamos de carro com motor a combustão, porém, que não reconhecemos os benefícios da eletrificação. Do ponto de vista do prazer ao dirigir, os carros mais rápidos da atualidade são híbridos ou elétricos. E até mesmo as marcas que são a quintessência da esportividade, como Ferrari e Porsche, já aderiram à força dos elétrons.

Ferrari-SF90_Stradale-2020-1600-02
Com um motor V8 e três elétricos, a Ferrari SF90 Stradale vai de 0 a 100 km/h em 2,5 s (Divulgação/Quatro Rodas)

Mas existem outras vantagens como a redução da poluição, nociva ao planeta e às pessoas, e a afinidade dos elétricos com a conectividade, o que abre um mar de possibilidades, tanto no que diz respeito à segurança do trânsito quanto à qualidade da vida a bordo, porque, afinal de contas, carro também serve como meio de transporte.

Nesta edição, temos dois híbridos em nossas páginas, o Ford Explorer e o Peugeot 508 PSE. No mês passado, mostramos o Corolla Cross híbrido, fabricado no Brasil. E quando uma marca norte-americana como a GM anuncia que vai deixar de produzir modelos com motores térmicos e essa decisão atinge todas filiais do grupo, inclusive a brasileira, esse é um sinal inequívoco da mudança.

Enquanto produzíamos esta revista, recebemos a edição do 1º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, feito pela Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), que confirma que o Brasil ainda está engatinhando na eletrificação, mas sinaliza diversas oportunidades para as empresas nessa área.

Continua após a publicidade
Quatro Rodas de abril: já andamos na nova geração do Hyundai Creta
O Taycan Turbo S tem dois motores elétricos, que juntos geram 761 cv e 107,1 kgfm de torque (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Uma delas é o fato de a eletrificação poder ser associada aos combustíveis renováveis, no esforço do país para reduzir suas emissões dentro das metas do Acordo de Paris. Os híbridos-flex ou híbridos-etanol parecem perfeitos nesse contexto.

O carro elétrico ainda não é a salvação do planeta porque, embora não emita, ele precisa ser alimentado com energia igualmente limpa para fazer sentido. E a produção de suas baterias causa um passivo ambiental pesado tanto na fabricação, com o emprego de materiais raros e de difícil prospecção, quanto no descarte. Esses são problemas que a tecnologia terá de resolver.

De nossa parte, estaremos aqui sempre atentos às transformações que vão acontecer.

Paulo Campo Grande
Redator-chefe
pcg@abril.com.br

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.