Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

QR de janeiro: comparativo das picapes V8 e Dolphin no Longa Duração

Veja também sobre a continuidade da invasão asiática no Brasil, com direito a marca do Vietnã, e o novo C3 AirCross, rival à altura da Chevrolet Spin

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jan 2024, 16h10 - Publicado em 5 jan 2024, 15h55
 (arte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Com o segmento das picapes grandes enfim completo, chegou a hora de promovermos um encontro entre elas. Na edição de janeiro da QUATRO RODAS colocamos Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500 frente a frente, para apontar os prós e contras, e dizer qual das gigantes e luxuosas V8 é a melhor.

Mas, se de um lado destacamos as picapes V8, do outro também temos uma novidade importante na eletrificação. O BYD Dolphin é o primeiro carro elétrico a integrar o exclusivo teste de Longa Duração, no qual nós compramos os carros e usamos como proprietários comuns.

Rodaremos com o modelo, que foi o elétrico mais vendido do Brasil em 2023, por 100.000 km e avaliaremos seus custos, recargas, resistência e a convivência diária com um modelo abastecido exclusivamente a eletricidade.

E tem muito mais!

INVASÃO ASIÁTICA Assim como foi no ano passado, o Brasil seguirá recebendo novas marcas provenientes da Ásia, em 2024. São oito programadas e, entre elas, está a vietnamita VinFast, que só produz elétricos, e a Zeekr, que pertence à Geely, assim como a Volvo.

ED-QRODAS-777-41-[18338151_2].pdf
(arte/Quatro Rodas)
CITROËN C3 AIRCROSS Enfim, a Chevrolet Spin ganhou um concorrente à altura: a versão SUV do C3, que recebe o sobrenome AirCross e pode ter cinco ou sete lugares.

ED-QRODAS-777-45-[18336129_2].pdf
(arte/Quatro Rodas)
KIA EV9 – Fomos até o Deserto do Atacama, no Chile, para conhecer o maior e mais novo SUV elétrico da Kia, o EV9, que está confirmado para chegar ao Brasil em 2024. Sua estreia por aqui deve acontecer ainda no primeiro semestre.

Continua após a publicidade

ED-QRODAS-777-57-[18336157_2].pdf
(arte/Quatro Rodas)
BMW I5 x MERCEDES-BENZ EQE – A rivalidade histórica dos sedãs alemães foi renovada com seus sucessores elétricos. O EQE já é vendido no Brasil e, o i5, será a primeira novidade da BMW por aqui em 2024.

Carta ao leitor – Páginas da história

Depois que os chineses pararam de copiar modelos ocidentais consagrados e protagonizar crash tests em que os carros se desfaziam, alguém disse – e foi repetido tantas vezes que já não se sabe mais quem falou – que os japoneses demoraram 20 anos para produzir carros mundialmente competitivos, enquanto os coreanos precisaram de dez anos e os chineses levariam cinco anos (já se passaram mais).

Os chineses não chegaram a se tornar referência na construção de carros a combustão. Mas, no segmento dos carros elétricos, a história é outra. Eles dominam essa tecnologia e agora quem tem de correr atrás do prejuízo são as marcas que reinavam antes (com as exceções de praxe).

Quando os japoneses despontaram, nos anos 1990, eles ofereciam a mesma tecnologia a combustão. Mas se valeram de métodos de trabalho mais eficientes, que reduziam custos, aumentavam a qualidade dos produtos e aceleravam a renovação das linhas. As marcas do Ocidente tiveram de aprender o método Toyota para enfrentar a concorrência.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os japoneses conquistaram os mercados, em um primeiro momento, mas a reação veio rápido. Antes que as forças de um lado e de outro se páginas da história equilibrassem, porém, houve alguns
movimentos interessantes, como a tentativa das ocidentais copiarem o design nipônico, por exemplo.

Quem quiser saber mais sobre esse período pode acessar o acervo digital de QUATRO RODAS, disponível desde o mês passado, com todas as edições, a partir de agosto de 1960, por meio de nosso app.

Contra japoneses e coreanos, as marcas ocidentais podiam evocar a tradição e o peso de seus nomes. Mas hoje em dia, tradicional pode significar defasado para boa parte dos consumidores. Por volta de 2010, respondi a uma pesquisa de uma fabricante de automóveis que investigava se deveria usar o slogan “Desde xxxx”, como fazem as fábricas de relógios suíços.

Continua após a publicidade

Essa fabricante é uma das mais antigas, mas chegou à conclusão de que não seria bom para quem precisa ser e parecer moderna. Funciona bem na alta relojoaria, onde os movimentos a quartzo não substituíram os mecânicos.

Na era dos carros elétricos, ainda há consumidores tradicionais. Mas a maioria, inclusive entre esse grupo, se interessa pelo avanço da tecnologia e pelas soluções sustentáveis.

Reagir às mudanças agora está mais difícil. Fabricantes ocidentais, japonesas e coreanas terão de oferecer carros elétricos tão ou mais desejados, eficientes e baratos que os chineses. E, assim como nos anos 1990, haverá muitos avanços, conquistas e baixas.

Continua após a publicidade

Ciente de sua missão como observadora atenta e crítica de tudo o que acontece no universo do automóvel, QUATRO RODAS seguirá compartilhando com os leitores todos os lances dessa história.

Nesta edição, entre testes e reportagens, trazemos uma boa notícia nesse sentido: a aquisição do primeiro carro elétrico para o testede Longa Duração. Dentro de nossa proposta de testarmos antes para você comprar melhor, o BYD Dolphin apresentado agora será importante para entendermos melhor como é um carro elétrico, as delícias e as dores de ser proprietário de um no dia a dia.

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODAS (Arte/Quatro Rodas)

Você terá 100.000 km de avaliações: aqui, no site, nas mídias sociais, no canal no YouTube e na TV (sábados às 18 horas e domingos às 8 horas; canais BM&C News, 563, da Claro, e 579, da Vivo).

Boa leitura.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.