QR de dezembro: BYD Dolphin vence Os Eleitos e os primeiros híbridos nacionais
Fiat larga na frente e revela os primeiros híbridos leves nacionais; novas picapes chegam ao mercado; Defender estreia quarto motor em cinco anos e muito mais!

Dezembro é o mês de uma das nossas maiores premiações, ou melhor, da sua. A pesquisa Os Eleitos dá voz ao público para que vocês escolham os melhores carros do mercado, com base na sua experiência como proprietário.
Há 24 anos, damos a oportunidade aos nossos leitores de avaliarem o seu próprio carro. Com base na sua opinião, cada modelo recebe uma pontuação que define o melhor de cada segmento. E neste ano, vocês elegeram o BYD Dolphin como o melhor carro do Brasil, sendo a primeira vez que um elétrico vence o título.

Esse também é um mês de novidades. A Fiat sai na frente das rivais e lança o primeiro sistema híbrido leve nacional, que estreia na dupla Pulse e Fastback. O motor principal não muda, segue o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. A diferença é que ele está acompanhado de um sistema elétrico de 12V composto por um motor gerador instalado no câmbio CVT e uma pequena bateria extra. O resultado é uma redução de 6 a 22%, de acordo com nossos testes.

E tem mais…
Mais híbridos chegando
A dupla da Fiat não são os únicos híbridos chegando no mercado. A BYD, enfim, lançou a picape média Shark, esperada há um bom tempo. Ela estreia o segmento das caminhonetes híbridas plug-in no Brasil com sistema que combina o motor 1.5 turbo e outros dois motores elétricos que somam 437 cv e 65 kgfm. Já sua bateria Blade de 29,6 kWh permite autonomia de até 57 km em modo puramente elétrico.

Dá-lhe picape!
Em dezembro, além da Shark, também mostramos outras três novidades no segmento das picapes. A JAC estreia no segmento das médias com a Hunter, tendo como principal atrativo um conjunto mecânico eficiente e um preço mais acessível que as rivais. Já a Mitsubishi L200 Triton chega em nova geração e novo nome, agora é só Triton. Além do nome, a picape também teve todo seu projeto revisto, ganhando até novo visual. Por fim, a Rampage estreia novo motor turbodiesel depois de um ano no mercado, para ficar mais potente e forte.

Agora vai?
O Land Rover Defender já está há cinco anos no Brasil e, agora, chega à linha 2025 com o seu quarto motor diferente. Agora, a aposta volta a ser um diesel com sistema híbrido leve, no caso um 3.0 turbo de 350 cv e 71,3 kgfm, sempre com o câmbio automático de oito marchas e tração integral permanente. A mudança foi boa para o consumo, fazendo com que o jipão tenha médias de 9,7 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

Tá de parabéns
O BMW X3 comemora 21 anos de existência com a chegada da quarta geração. Visualmente, é a primeira vez que o SUV adota listras verticais e horizontais na grade. Ele também será vendido somente em versões híbridas ou híbridas leves. Por outro lado, ele se separa do iX3, a versão elétrica a bateria, que será baseada no novo conceito e plataforma Neue Klasse da BMW.

Carta ao Leitor
Traduções Literais
Fim de ano é época de se fazer um balanço do que passou e planejar os próximos passos. Olhando esta edição já quase pronta, no momento em que escrevo esta Carta, penso que ela cumpre bem esse papel de resumir o que foi 2024 e sinalizar o que vem por aí. Seu conteúdo compõe o retrato deste momento de transição, com reportagens sobre lançamentos que são resultado de ações ocorridas ao longo do ano (decididas e iniciadas antes, com certeza) e que sinalizam as tendências para o próximo ano (e os seguintes).
Falo, principalmente, da matéria de capa, sobre os primeiros modelos híbridos da Fiat. Fastback e Pulse não são os primeiros híbridos do mercado. Mas são os primeiros de uma marca popular e disponíveis em segmentos de entrada, o que faz muita diferença. Eles sinalizam que essa tecnologia estará cada vez mais presente no país. As novas versões dos SUVs ainda são o que se convencionou chamar de híbridos leves, um primeiro degrau na hibridização, nos quais os motores elétricos são apenas figurantes, que entram em ação somente em determinados momentos. Mas o plano da Stellantis – e ela não está sozinha nisso, outras generalistas vão trilhar esse caminho – é avançar aumentando a eletrificação das linhas de suas marcas.
Essa não é a única tendência evidenciada nesta edição. O alinhamento de picapes, no rodapé da página, com Ram Rampage, JAC Hunter, Mitsubishi Triton e BYD Shark, representa a consolidação desse tipo de veículo em nosso mercado. Em 2024, esse segmento veio forte. E 2025 será palco de mais novidades, como a picape intermediária da VW.
Dezembro, nos últimos anos, tem sido também o mês que divulgamos o prêmio Os Eleitos, o único da imprensa brasileira em que os jurados são os próprios donos dos carros. Os Eleitos reconhece os produtos e os melhores serviços de pós-vendas da rede autorizada das marcas. É uma espécie de Oscar que contempla o trabalho das fábricas durante o ano, estimulando-as a seguir em frente para conquistar o voto dos clientes no ano seguinte. Portanto, uma ótima oportunidade de reflexão e planejamento para todos – no caso dos motoristas, para decidir sobre suas próximas escolhas. Este ano, a pesquisa foi realizada da mesma forma de sempre, com a mesma metodologia e rigor, mas com pequenos ajustes na captação dos dados, que possibilitaram ampliar bastante a participação das pessoas e, com isso, chegar a um retrato mais nítido e detalhado dos carros e do mercado como um todo. Veja mais detalhes e acompanhe os resultados deste ano, a partir da página 68.
Agora, no final da Carta, relendo e pensando em como terminar, digo que esta edição expressa a missão de QUATRO RODAS de captar, entender e compartilhar a informação da forma mais clara, precisa e profunda possível. Para 2025, você pode esperar o mesmo compromisso de nossa parte e mais novidades em nossas premiações e conteúdos.
Boa leitura e boas festas!
