QR de abril: Montana encara Toro e Oroch e o C3 estreia em Longa Duração
Abril traz Fiat Toro contra Renault Oroch e Chevrolet Montana, introdução do Citroën C3 na frota de Longa Duração e o especial Melhor Revenda
![Duelo de picapes, especial Melhor Revenda e até novo integrante de Longa Duração: tudo na edição de abril de QUATRO RODAS](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/QUATRO-RODAS-de-abril-de-2023-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O 1º de abril é conhecido como o dia da Mentira, mas a edição de março de QUATRO RODAS não tem medo de contar a verdade. E nenhum teste de sinceridade é melhor do que nosso veredicto quanto a um dos embates mais aguardados do ano.
A nova Chevrolet Montana, que se tornou uma picape intermediária a partir da linha 2023, tem a oportunidade de ficar frente a frente com as suas principais e novas rivais: Fiat Toro e Renault Oroch.
Reunimos as três picapes para saber qual delas é a melhor opção para um público urbano que, declaradamente, usa a caçamba como se fosse um porta-malas, deseja a dirigibilidade e porte de SUV e dificilmente sujará os pneus de lama.
O comparativo foi estabelecido pela proximidade de preços, tendo a versão topo de linha da Montana, Premier, como ponto de partida – porque, até então, esta era a única configuração disponibilizada pela Chevrolet para testes. A Renault Oroch também participa com sua versão mais cara, Outsider, com motor 1.3 turbo e custando R$ 146.900; já a Fiat Toro vai ao extremo oposto, com o modelo de entrada Endurance, de R$ 146.990.
Embora pertençam ao mesmo segmento, as três guardam características muito próprias, o que exigiu um exame criterioso de nossa parte. Se você tem interesse pelas picapes intermediárias, leia com atenção!
Confira outros destaques da edição de abril de 2023 de QUATRO RODAS
![Longa C3 Longa C3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/1FLP6394-C3-e1680717079851.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
NOVIDADE EM LONGA DURAÇÃO O Citroën C3 First Edition estreia no Longa Duração e vai rodar 100.000 km. Após alguns meses no estoque da concessionária, sua compra foi um bom negócio.
Nossa intenção era comprar o C3 C3 Feel 1.0 (R$ 83.990) Azul Spring com teto preto (R$ 2.800). Custaria R$ 86.790 (preço para São Paulo). Para a nossa surpresa, encontramos um C3 First Edition 1.0 azul com teto branco, mais completo e barato: R$ 81.700, ante os R$ 87.990 da tabela de janeiro.
Uma série limitada a 2.000 unidades disponibilizada no lançamento do C3, distribuídas entre versões 1.0 e 1.6 com câmbio automático. E assim começamos mais um “relacionamento sério” no teste mais prestigiado da revista.
![ED-QRODAS-768-52-[18269329_7].pdf Duelo de picapes, especial Melhor Revenda e até novo integrante de Longa Duração: tudo na edição de abril de QUATRO RODAS](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/QUATRO-RODAS-de-abril-de-2023-11.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
ESPECIAL MELHOR REVENDA Em tempos de preços de carros zero-km cada vez mais instáveis e com reflexos diretos na tabela dos seminovos, saber quanto um veículo perde de valor tornou-se fundamental na hora de escolher um automóvel ou mesmo vendê-lo sem perder dinheiro.
Por isso, o Prêmio Melhor Revenda 2023 chega à quarta edição no momento mais propício para ajudar o leitor a se atualizar e fazer o melhor negócio quando for comprar ou trocar de veículo.
Parceria da QUATRO RODAS com a Kelley Blue Book (KBB) Brasil, empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis, o Prêmio Melhor Revenda está na quarta edição e já se tornou uma referência quando o assunto é a desvalorização dos principais carros do mercado. A premiação tem como objetivo, além de ser um guia para o leitor, reconhecer os carros que mais preservam o investimento do dono.
![ED-QRODAS-768-33-[18270942_2].pdf Comparativo: Volkswagen Polo Track x Fiat Argo Drive](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/QUATRO-RODAS-de-abril-de-2023-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
VOLKSWAGEN POLO TRACK X FIAT ARGO DRIVE Polo Track e Argo Drive revivem a velha rivalidade entre Fiat e Volkswagen. Mas hoje as exigências e os clientes são outros
![ED-QRODAS-768-29-[18273505_2].pdf Hyundai Creta Action 1.6](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/QUATRO-RODAS-de-abril-de-2023-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
HYUNDAI CRETA ACTION 1.6 A versão de entrada do Hyundai Creta preserva o visual antigo e o motor 1.6 aspirado, mas pelo preço pode ser uma boa alternativa aos hatches e sedãs automáticos do mercado
![ED-QRODAS-768-25-[18270936_2].pdf Nissan Sentra Exclusive](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/QUATRO-RODAS-de-abril-de-2023-15.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
NISSAN SENTRA EXCLUSIVE Não tem cara de tiozão. Mas o coração… O Nissan Sentra deixa de ser conservador na aparência, mas segue tradicional na mecânica
![ED-QRODAS-768-67-[18272608_2].pdf E-Fuel](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/QUATRO-RODAS-de-abril-de-2023-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E-FUEL Combustíveis sintéticos são a mais nova alternativa tecnológica que promete adiar a aposentadoria dos -motores a combustão. Fomos ao Chile conhecer de perto uma dessas iniciativas
![ED-QRODAS-768-73-[18272608_8].pdf Porsche Panamera Turbo S](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/QUATRO-RODAS-de-abril-de-2023-12.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
PORSCHE PANAMERA TURBO S Rodamos com um Panamera pelas estradas, nem sempre boas, do sul do Chile. Veja como o sedã esportivo de luxo se saiu
E TEM MAIS! GWM Haval H6 HEV, BMW Série 7 e i7, Novas Tecnologias, Clássicos…
A distribuição às bancas e assinantes de todo o Brasil começou hoje (6/4), mas o prazo de chegada pode variar dependendo da região.
Carta ao leitor: Expressão x Informação
A tecnologia facilitou o acesso à informação, possibilitando que indivíduos e entidades produzam e distribuam conteúdos. Ótimo, porque as pessoas passaram a ter acesso a universidades, museus, jornais, revistas, livros e fóruns de especialistas de diversas áreas. Junto, porém, veio a oferta de material menos enriquecedor e inutilidades que podem até entreter, mas roubam um tempo precioso.
Pior que essas tolices, entretanto, é o conteúdo desonesto, enganador, falso, errado, pseudocientífico, pseudojornalístico. E aqui entram não apenas as fake news, mas também a produção superficial, sem nenhuma preocupação ética, mal apurada e sem checagem. Para conseguir audiência, se faz qualquer coisa na rede: criam-se histórias fantasiosas, polêmicas onde não há. Sem respeitar nada e ninguém.
QUATRO RODAS é vítima de plágio de suas reportagens. Sites inescrupulosos copiam trechos inteiros de nossos textos, incluindo aspas de fontes com declarações feitas a nós, sem sequer citar a origem da informação.
Pior. Por estes dias, leitores nos enviaram o link de um site que copiou nosso logo e adotou um layout semelhante, vendendo um radar de velocidade (que não funciona, segundo nos contaram). Enviei o link para o departamento jurídico da Abril.
Uma forma de evitar esse tipo de mau conteúdo é selecionar onde se busca informação. Sites verdadeiros de empresas jornalísticas e de entidades reconhecidamente sérias, que se identificam, têm nome e endereço, e podem ser localizados para responder por eventuais equívocos, são seguros.
Para o sociólogo francês Dominique Wolton, especialista em Ciência da Comunicação, a internet é ótima para nos expressarmos. Mas é preciso diferenciar expressão de informação. Segundo ele, expressão é algo fácil de produzir, enquanto informação é difícil, valioso e feito por profissionais. Pesquisar, apurar, checar e formatar a informação para divulgação dá trabalho, exige tempo, dedicação e gente capaz e custa dinheiro.
Lembro do falecido jornalista Ruy Mesquita, do Estadão, que dizia que, no futuro, quem precisasse de informação de melhor qualidade teria de pagar. É assim hoje, como em qualquer serviço. Como nos postos para recarga dos carros elétricos, gratuitos ou pagos, como se pode ver na reportagem de Mercado, na página 92.
![Assinatura PCG Quatro Rodas](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Assinatura-PCG.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Considerando a estrutura necessária para produzir a informação que QUATRO RODAS entrega diariamente, o que a Abril cobra pelo acesso ao conteúdo é pouco: a partir de R$ 2/semana, a assinatura digital (com acesso à edição digital da revista no app e a conteúdos exclusivos do site) e a partir de 12,90/mês (recebendo a revista física, em casa, todo mês). E aqui você tem informação útil, segura e de qualidade.
Boa leitura.