Qashqai: ‘irmão maior’ do Nissan Kicks ganha nova geração
Terceira geração do SUV estreia na Europa com visual mais moderno, versões híbridas e muita tecnologia
A Nissan revelou na Europa a terceira geração do Qashqai, um dos modelos mais importantes da gama da marca no mundo. Isso porque o SUV médio é simplesmente o mais vendido da categoria (a mesma do Jeep Compass) no mercado europeu.
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O Nissan Qashqai ostenta agora visual mais moderno e ganhou um banho de tecnologia, que deverá gradativamente chegar ao restante da linha no futuro.
A dianteira chama atenção pela grade em V ainda mais pronunciada e os novos faróis de Matrix LED em formato de bumerangue. O carro tem perfil mais musculoso e encorpado. Agora, o Qashqai ganha uma linha de cintura demarcada e poderá ter rodas de até 20 polegadas, tamanho inedito no modelo.
O Qashqai também cresceu discretamente em todas as dimensões. A marca também investiu em personalização, oferecendo até 16 combinações de cores, com direito a pinturas de dois tons.
O concorrente do Jeep Compass também melhorou muito por dentro, com materiais de melhor qualidade e mais tecnologia. O painel de instrumentos agora tem uma nova tela de alta definição de 12,3 polegadas e é mais configurável do que as unidades da geração anterior.
No centro do painel, outra tela de 9 polegadas mostra informações do carro e tem CarPlay e Android Auto. Há também wi-fi a bordo e diversas portas USB para recarga de dispositivos móveis.
O Nissan Qashqai também estreia uma nova plataforma, a CMF-C, que também será usada pela Renault. Ela permitiu aumentar as dimensões do veículo, bem como a capacidade de carga. O porta-malas cresceu 50 litros graças ao rearranjo da suspensão traseira e as portas de trás abrem em até 90°, facilitando o embarque de cadeirinhas infantis, por exemplo.
Sob o capô, todas as motorizações são eletrificadas. São dois motores a gasolina com sistema semi-híbrido, com baterias de 48 volts, e uma versão híbrida convencional.
As primeiras usam um 1.3 turbo em opções de 140 cv ou 158 cv, acopladas a um câmbio manual de seis marchas ou automático CVT. A mais forte pode ganhar ainda tração integral.
Já o ePower, híbrido, usa um 1.5 a gasolina de 156 cv combinado com um elétrico de 189 cv para impulsionar o carro. A diferença é que o motor a gasolina é usado apenas para carregar as baterias e não é conectado às rodas. Quem faz todo o trabalho é o motor elétrico, de 189 cv.
Assim, a versão tem comportamento mais próximo de um carro totalmente elétrico. Há até condução usando apenas um pedal, como nos elétricos Leaf e Ariya. O Qashqai tem ainda controle de cruzeiro adaptativo capaz de trazer o carro à completa parada e retomar o movimento se o trânsito fluir à frente.
Por ora, o modelo deverá ser vendido apenas na Europa. Os Estados Unidos deverão receber sua própria versão, chamada por lá de Rogue Sport. Por aqui, o modelo não deverá chegar.
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