Apresentado há menos de duas semanas, o Dodge Challenger SRT Demon se mostrou um carro singular em vários aspectos. Ele foi pensado para ser o mais rápido possível em pistas de arrancadas. Mas esse lado superlativo já lhe rendeu alguns inimigos.
Considerada a mais importante publicação a respeito da indústria e do mercado automotivo, o Automotive News publicou um editorial defendendo que o Challenger Demon não seja liberado para as ruas.
Os articulistas americanos justificam que vender um carro de arrancada para consumidores comuns significa colocá-los em uma situação de alto risco, da mesma forma que faz a Tesla ao permitir que seus carros trafeguem por estradas em modo 100% autônomo.
O Demon, de acordo com a publicação, “é o resultado de uma seqüência de escolhas corporativas equivocadas que colocam o desejo de se vangloriar à frente da segurança pública”. Isso deixaria a Dodge no rumo oposto ao da indústria, que fez grandes avanços na segurança nos últimos anos.
Os títulos dos quais a Dodge se vangloriou durante a apresentação do modelo, no Salão de Nova York, são os seguintes:
- o mais potente carro V8 de produção em série
- carro de produção mais rápido no 0 a 60 mi/h (96 km/h): 2,3 segundos
- carro de produção mais rápido a percorrer o quarto de milha (402,3 metros): 9,65 segundos, atingindo 225,3 km/h
- maior força-g ao acelerar em um carro de produção: 1.8 g
- maior distância percorrida com o eixo dianteiro empinando ao acelerar (é sério): 89 centímetros
Para alcançar números tão impressionantes quanto estes, o Challenger Demon recebe largos pneus slick e até TransBrake, um bloqueio da transmissão que permite que o motor gire até o momento da largada. Isso é próprio de carros de arrancada e, no caso do Demon, melhora o tempo de reação em até 30% em relação à partida por pedais.
Seu motor V8 de 6,2 litros com supercharger gera até 851 cavalos, 106,4 mkgf. Mas são números obtidos apenas com gasolina com mais de 100 octanas, própria para competições. O aquecimento em arrancadas é tão alto que o ar frio que sai do ar-condicionado pode ser direcionado para a admissão do motor.
É, de fato, um carro feito para arrancadas. E tão rápido que não pode participar das competições da NHRA (National Hot Rod Association). Ele cumpriu o quarto de milha em 9,65 segundos, sendo que carros com tempo abaixo dos 10 segundos só podem competir com gaiola de proteção, rede na janela e se o piloto estiver vestindo um macacão anti-chamas – e nenhum desses itens serão obrigatórios para os motoristas que se aventurarem a acelerar em vias públicas.
“O Demon pode cumprir todas as normas federais de segurança para veículos automotores para ser homologado para as ruas, mas da forma como é hoje não cumpre o espírito dessas normas”, diz o Automotive News.