Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Publicação defende que o Dodge Demon seja banido das ruas

Americanos do Automotive News afirmam que o monstro com 851 cv e 106,4 mkgf será um risco para a segurança em vias públicas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 abr 2017, 20h04 - Publicado em 25 abr 2017, 19h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dodge Challenger SRT Demon laranja visto de frente
    O Demon já detém o recorde de carro de série capaz de ficar mais tempo com as rodas dianteiras levantadas. Mas é considerado inseguro. (divulgação/Dodge)

    Apresentado há menos de duas semanas, o Dodge Challenger SRT Demon se mostrou um carro singular em vários aspectos. Ele foi pensado para ser o mais rápido possível em pistas de arrancadas. Mas esse lado superlativo já lhe rendeu alguns inimigos. 

    Considerada a mais importante publicação a respeito da indústria e do mercado automotivo, o Automotive News publicou um editorial defendendo que o Challenger Demon não seja liberado para as ruas.

    Os articulistas americanos justificam que vender um carro de arrancada para consumidores comuns significa colocá-los em uma situação de alto risco, da mesma forma que faz a Tesla ao permitir que seus carros trafeguem por estradas em modo 100% autônomo.

    Seu lugar é na pista, mas há artimanhas para mantê-lo nas ruas
    O Challenger Demon foi pensado para ser um carro extremamente rápido no quarto de milha, não para ser seguro (Divulgação/Dodge)
    Continua após a publicidade

    O Demon, de acordo com a publicação, “é o resultado de uma seqüência de escolhas corporativas equivocadas que colocam o desejo de se vangloriar à frente da segurança pública”. Isso deixaria a Dodge no rumo oposto ao da indústria, que fez grandes avanços na segurança nos últimos anos.

    Os títulos dos quais a Dodge se vangloriou durante a apresentação do modelo, no Salão de Nova York, são os seguintes:

    Continua após a publicidade

    Para alcançar números tão impressionantes quanto estes, o Challenger Demon recebe largos pneus slick e até TransBrake, um bloqueio da transmissão que permite que o motor gire até o momento da largada. Isso é próprio de carros de arrancada e, no caso do Demon, melhora o tempo de reação em até 30% em relação à partida por pedais.

    V8 6.2 com supercharger tem a mesma arquitetura do Hellcat, mas ficou ainda mais forte
    O V8 6.2 com supercharger esquenta tanto em momentos extremos que pode ser arrefecido pelo ar-condicionado (divulgação/Dodge)

    Seu motor V8 de 6,2 litros com supercharger gera até 851 cavalos, 106,4 mkgf. Mas são números obtidos apenas com gasolina com mais de 100 octanas, própria para competições. O aquecimento em arrancadas é tão alto que o ar frio que sai do ar-condicionado pode ser direcionado para a admissão do motor. 

    Continua após a publicidade

    É, de fato, um carro feito para arrancadas. E tão rápido que não pode participar das competições da NHRA (National Hot Rod Association). Ele cumpriu o quarto de milha em 9,65 segundos, sendo que carros com tempo abaixo dos 10 segundos só podem competir com gaiola de proteção, rede na janela e se o piloto estiver vestindo um macacão anti-chamas – e nenhum desses itens serão obrigatórios para os motoristas que se aventurarem a acelerar em vias públicas.

    “O Demon pode cumprir todas as normas federais de segurança para veículos automotores para ser homologado para as ruas, mas da forma como é hoje não cumpre o espírito dessas normas”, diz o Automotive News.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.