Projeção: e se a Toro fosse vendida pela Jeep?
Estrangeiros especulam interesse do grupo FCA em expandir os mercados da nova picape média
Já faz algum tempo que os estrangeiros olham para nossas picapes compactas com certo interesse. Acostumados com modelos de grande porte como a F-150 e a Silverado, os americanos em particular especulam se versões menores, menos robustas e mais urbanas poderiam encontrar clientes em outros países, ou mesmo dentro do enorme mercado dos EUA.
A nova Fiat Toro, por exemplo, ganhou relativo destaque na imprensa especializada lá de fora. A partir desse interesse, o designer malaio Theophilus Chin fez uma projeção curiosa e bastante factível de como seria a Toro caso estampasse o emblema da Jeep.
Com mudanças restritas à frente – faróis, grade e para-choques – fica evidente o parentesco entre o visual original da picape e os traços de design da Jeep, principalmente no conjunto óptico, com proporções parecidas entre os faróis principais e auxiliares. Por debaixo da pele, a relação é ainda mais íntima: plataforma, mecânica e até o acabamento do interior da Toro são derivados do Renegade.
O exercício de imaginação deve deixar de cabelos em pé os fãs mais ardorosos da Jeep e suas tradições off-road. Mas eles não precisam se preocupar: há notícias de que a marca já planeja uma versão picape – e certamente bem lameira – para a nova geração do Wrangler. Junte a isso os utiliários peso-pesado da série RAM, e dá para imaginar uma linha de valentes picapes médias e grandes na medida para o mercado americano. Em outras partes do mundo, porém, um modelo compacto urbano pode fazer bastante sentido.
Confira outras projeções interessantes – incluíndo uma picape Cherokee e um VW Phaeton atual – no site do Theophilus Chin.
LEIA MAIS:
– Fiat divulga primeira imagem oficial da Toro. Confira o que já sabemos sobre ela
– Segredos da Jeep: Renegade esportivo e um novo SUV intermediário
– Renault pode produzir SUV Captur no Brasil, diz site