Manter o cliente satisfeito sempre está entre as principais preocupações de uma concessionária. Há alguns anos, isso significava dedicação especial na hora da visita ao salão e no momento da negociação. Hoje, no entanto, o foco se ampliou. Cada vez mais, o trabalho da concessionária se volta para a satisfação do motorista depois da compra.
“É uma tendência global”, explica Ricardo Bacellar, diretor da consultoria KPMG para o setor automotivo. “A indústria percebeu a necessidade de mudar para uma estratégia centrada no consumidor e ter uma dedicação ao cliente desde a prospecção, passando pelo ciclo de venda e dando muita atenção no pós-venda.”
Atentas a essa tendência, montadoras e concessionárias já começaram a se movimentar para oferecer novidades no relacionamento com os donos dos carros. Para Dercyde Gomes, diretor de pós-venda da Peugeot, esse tipo de iniciativa é essencial para fidelizar o cliente. “Desde 2014, a Peugeot vem trabalhando em um processo de renovação no país, tanto na parte dos produtos quanto do ponto de vista da rede de concessionárias, dos processos e do padrão de qualidade da marca”, afirma.
Cuidados com o cliente
Para a montadora francesa, todos os esforços nesse sentido se traduzem no Peugeot Total Care, programa recém-lançado de atendimento ao cliente que tem como objetivo mostrar ao mercado uma ruptura em termos de prestação de serviços e assistência técnica que a Peugeot é capaz de oferecer. Entre os compromissos firmados pelo projeto estão ofertas inéditas no mercado brasileiro.
Uma delas é o empréstimo de um veículo da frota reserva própria da montadora nos casos em que um serviço demore mais de quatro dias para ser realizado. São 1 000 veículos top de linha da marca à disposição – a maior frota reserva do país. O cliente pode aproveitar o empréstimo mesmo se seu carro estiver fora da garantia prevista pela Peugeot. “O consumidor vai continuar com a experiência de um veículo da marca e sem nenhum tipo de burocracia”, comenta Dercyde Gomes.
Outra inovação do programa é a oferta de serviço de guincho 24 horas por dia por até oito anos após a venda do carro. “No Brasil, troca-se de carro a cada dois anos e meio, em média”, afirma Gomes. “Com o atendimento por até oito anos, não estamos pensando apenas no primeiro dono, mas também no segundo, no terceiro e assim por diante. Cuidamos do carro independentemente do momento que o cliente o comprou”, aponta.
Os dois compromissos são a tradução prática do pilar Cuidamos de você, um dos quatro eleitos pela marca para reger o serviço de atendimento ao cliente. E, se algum compromisso não for cumprido, o cliente poderá entrar em contato diretamente com a Peugeot, por meio de um telefone de SAC exclusivo: 0800 703 2424.
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