O lançamento do Xiaomi SU7, o primeiro carro da fabricante de celulares, causou alvoroço no mercado chinês, que ainda tem grande demanda por sedãs. Mas a empresa de tecnologia já testa seu segundo carro, um SUV que, pelo menos nesta fase de desenvolvimento, pode se passar por uma Ferrari Purosangue disfarçada.
O novo carro, que por enquanto está sendo chamado de MX11, já começou a rodar pelas ruas chinesas em sua primeira fase de testes. Mas, como de costume, o SUV está escondido sob uma forte camuflagem que não nos deixa ver muito dele.
São poucos elementos que permitem ter uma noção, ainda que básica, do SUV. Por exemplo, na dianteira é possível notar que os faróis seguem o mesmo padrão fino e curvado do SU7. O mesmo vale para as luzes traseiras, interligadas por uma fina barra de LED iluminada.
Mas o que realmente está chamando a atenção são as proporções do carro. Muitos estão notando uma grande semelhança com a Ferrari Purosangue, primeiro SUV da montadora de Maranello. Ambos compartilham semelhanças como a dianteira comprida e mais baixa, e a linha das portas traseiras com vidros mais altos.
Enquanto isso, a traseira tem a típica queda de SUV cupê. Outro detalhe são as rodas, que no caso do Xiaomi também têm desenho de cinco raios, mesmo que esteja camuflado.
Plágio ou mera coincidência? Essa é uma questão que só poderemos responder quando o SUV for inteiramente revelado. No momento, podemos dizer que é apenas uma forte inspiração, algo que também aconteceu no SU7, com fortes influências nos modelos da Porsche e sedãs da McLaren.
Até agora, a Xiaomi revelou pouco sobre o MX11. Ainda não está certo se ele usará a mesma arquitetura de 800 volts do SU7 ou vai estrear uma plataforma nova com suporte para um motorização EREV, ou seja, elétrico com extensor de alcance – o que explicaria o capô alongado.
Também não há uma data certa para o lançamento do SUV, mas pode ser que aconteça ainda este ano. A Xiaomi tem grandes ambições para esse seu início como montadora de automóveis, querendo entregar 120.000 unidades do SU7 até o final do ano. Entre março, mês de lançamento do sedã, e junho já foram cerca de 20.000.