Primeiro Jeep elétrico, Avenger bombou na Europa com motor a combustão
Depois de conquistar o público europeu com sua versão a combustão, Jeep lança novo Avenger híbrido leve que promete melhora no desempenho e no consumo
O Jeep Avenger, carinhosamente apelidado de mini Renegade, está fazendo sucesso e surpreendendo na Europa. Mas só com motor a combustão. Ele foi anunciado como o primeiro carro elétrico da Jeep e as versões a combustão serviriam apenas para complementar as vendas. Mas, no primeiro semestre de 2023, das 7.214 unidades vendidas, apenas 962 eram elétricas.
O sucesso de vendas em sua versão a gasolina, que no início do projeto, nem sequer era cogitada para o Velho Continente, fez a Jeep se movimentar e lançar uma versão híbrida leve para aumentar o potencial do motor 1.2 turbo.
É o Jeep Avenger e-Hybrid, que traz tudo o que o modelo puramente a combustão tem de melhor, mas com o acréscimo de sistema elétrico de 48 volts para torná-lo um híbrido leve.
Sob o capô, não há mudanças. Ele continua com o motor 1.2 de 100 cv e 20,9 kgfm, mas ganha o apoio de um motor elétrico montado na transmissão que ajuda com 29 cv e 5,6 kgfm. A função do motor elétrico é basicamente ajudar com torque em baixas velocidades, melhorar o consumo — chegando a marca de 19,6 km/l — e diminuir as emissões de CO2 em até 15%.
Mas não é só isso. Mesmo sendo um híbrido leve, o motor elétrico do Avenger e-Hybrid também pode movimentar o carro sozinho, mesmo que seja por apenas 1 km e em velocidades inferiores a 30 km/h. Graças ao sistema MHEV, a transmissão precisou ser trocada pela e-DCS6, que é automática e de seis velocidades.
Esteticamente não há quase nada que diferencie o Avenger híbrido do a combustão. A exceção é a pequena letra “e” na cor verde na traseira, inspirada na versão elétrica, que carrega o mesmo emblema, mas em azul.
A lista de equipamentos também fica um pouco mais recheada, com a versão híbrida trazendo bancos dianteiros com ajustes elétricos com massageador e um teto solar panorâmico. O Avenger e-Hybrid tem ainda duas opções de quadro de instrumentos: um de 7’’ e outro de 10,25, além de trazer borboletas opcionais no volante para a troca de marchas anual.
O Avenger e-Hybrid tem ainda controle de cruzeiro, controle de descida, freio autônomo de emergência, assistente de manutenção de faixa, leitor de sinais de trânsito e faróis de LED. Em todos os níveis de acabamento — Longitude, Altitude e Summit — o SUV também está equipado com seletor de terrenos, que alterna entre seis modos de condução, são eles: Normal, Eco, Sport, Snow, Sand e Mud.
O novo Avenger e-Hybrid chega em breve ao mercado europeu, com a abertura das encomendas prevista para o final de novembro. Mesmo próximo do lançamento, ainda não há um valor definido, mas pode ter certeza que vai custar mais do que os 23.300 euros, cerca de R$ 122.434, cobrados pelo versão a combustão. No Brasil, o Avenger já roda em testes, mas ainda não há confirmação sobre o seu lançamento.