Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Primeiro elétrico do Brasil, Renault Zoe sai de linha oficialmente no país

Pagando o preço do pioneirismo, compacto elétrico apresentava defasagem frente à concorrência e dá lugar ao Renault Megane E-Tech

Por João Vitor Ferreira
21 set 2023, 10h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A história do Renault Zoe chega ao fim no Brasil. O primeiro elétrico da francesa foi lançado no país em 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, sendo, também, o primeiro EV comercializado para pessoas físicas  no mercado nacional (até então, havia venda para frotistas). Agora, o modelo não se encontra mais no site da montadora, que confirmou o fim da importação do hatch.

    Mesmo sendo uma promessa quando foi lançado, a baixa autonomia e o design estranho não agradaram — até então, fabricantes tentavam entender a recepção dos elétricos pelo público. Por isso, o modelo mudou bastante em 2021, ganhando o design que foi vendido até agora. Além de mais atraente, a autonomia do Zoe passou para 385 km (WLTP) e o carro ficou mais potente, indo de 90 cv para 135 cv. 

    Renault Zoe
    Primeira geração do Renault Zoe (Gonçalo Martins)

    Mesmo assim não vingou: no ano passado, o Zoe foi apenas o 15º elétrico mais vendido do Brasil, com 203 unidades. Um dos principais motivos era seu preço, de R$ 239.990 logo antes da aposentadoria. Ele ficou atrás de modelos muito mais caros, como o Audi e-Tron, e outros mais em conta, como o próprio Renault Kwid E-Tech.

    Elétricos mais novos — caso do BYD Dolphin e do GWM Ora 03 — conseguiam oferecer mais cobrando menos, e isso sacramentou o fim de um produto mais antigo em uma indústria que se renova rapidamente. 

    Continua após a publicidade
    ZOE
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas esse fim já era premeditado: na Europa, onde sua aceitação é boa e o modelo já emplacou mais de 420 mil unidades desde 2012, o fim do Zoe está próximo. Isso porque a Renault já anunciou que o modelo não ganhará uma nova geração, deixando de ser produzido no próximo ano e dando lugar ao Renault 5.

    Continua após a publicidade
    Renault Zoe frente
    Para ser visto como um hatch acessível, é necessário custar um preço acessível (Divulgação/Renault)

    No Brasil, ele passa o bastão para o novo Megane E-Tech: o crossover elétrico tem mais potência, torque, autonomia, espaço e tecnologia, além de estilo mais atual. Ainda assim, estreia por R$ 279.900 — apenas 16% mais caro que o antecessor.

    Renault Megane E-Tech não é igual ao antigo modelo nem nome: acento agudo francês foi aposentado
    Renault Megane E-Tech cumpre o papel que até então era do pioneiro Zoe (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.