Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Primeiro carro híbrido nacional da Fiat será lançado em novembro

Motor 1.0 turbo será combinado a um sistema híbrido-leve de 12V, para ajudar a reduzir as emissões de poluentes

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 8 out 2024, 19h26 - Publicado em 8 out 2024, 19h00
Fiat Fastback Limited 1.3 turboflex
 (Interior Fiat Fastback Limited 1.3 turbo/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Após um longo tempo de espera, a Stellantis finalmente prepara-se para apresentar o seu primeiro carro híbrido produzido no Brasil. A fabricante anunciou que o primeiro modelo será lançado em novembro e tudo indica que será um veículo da Fiat, adotando um sistema híbrido-leve.

Batizada como Bio-Hybrid, a nova arquitetura híbrida da Stellantis feita para utilizar etanol será adotada por diversos carros da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram no futuro, e com níveis diferentes de eletrificação. O primeiro passo será um sistema híbrido-leve (MHEV) de 12 volts, utilizando um motor-gerador no lugar do alternador e do motor de partida.

Não espere por nada potente ou que rode por quilômetros sem gastar combustível. O motor-gerador tem somente 4 cv e é abastecido por uma bateria de íons de lítio de 1 kWh. Será utilizado somente para ajudar a tirar o carro da inércia e a energia será recuperada nas frenagens e desacelerações.

BIO-HYBRID
Em laranja, o motor-gerador de 12V. Na prática, um alternador mais robusto com 4 cv (Stellantis/Divulgação)

A tecnologia estará associada ao motor 1.0 turbo de três cilindros, que continuará entregando 130 cv e 20,4 kgfm, assim como a transmissão seguirá sendo a automática do tipo CVT simulando sete marchas. QUATRO RODAS adiantou que os Fiat Pulse e Fastback teriam esta motorização e o site Autos Segredos afirma que estará disponível nas versões Audace e Impetus.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Sua vantagem estará principalmente na redução das emissões de poluentes, por não só aumentar o desempenho em momentos específicos, diminuindo a necessidade de aumentar a aceleração do motor a combustão, mas também por aquecer o catalisador até a temperatuda ideal mais rapidamente, antecipando a conversão dos gases poluentes.

Pulse 1.3 Manual

Continua após a publicidade

Oficialmente, a Stellantis fala do “primeiro modelo nacional”, o que indica que lançará apenas um dos carros em novembro, embora a promessa seja de iniciar as vendas de dois veículos híbridos ainda em 2024. Caso o lançamento realmente acabe dividido, a possibilidade mais forte é que o Fastback seja o primeiro e o Pulse chegue em seguida.

Em 2025 será a vez dos Peugeot 208 e 2008, como confirmado pela própria Stellantis. Aos poucos, o sistema híbrido-leve será adotado por mais marcas como Citroën e Jeep, para aumentar o ritmo de produção e, assim, reduzir os custos pelo ganho em escala.

Continua após a publicidade
BIO-HYBRID
Além do gerador, o câmbio e-DCT com motor elétrico integrado (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)

A arquitetura Bio-Hybrid também contará com mais versões híbridas. Uma delas será um híbrido pleno (HEV), que além do motor-gerador de 12V, terá mais um motor elétrico de aproximadamente 20 cv e que seria capaz de andar um pouco mais sem o motor a combustão.

O terceiro nível de eletrificação será o híbrido plug-in, como o que equipa modelos da Jeep como Compass e Grand Cherokee, com uma bateria de lítio de 12 kWh e um motor mais potente de 60 cv para mover o carro.

Em algum momento, a Stellantis também produzirá carros elétricos no Brasil, utilizando a plataforma CMP dos Peugeot 208, 2008 e-2008 e os Citroën C3, Aircross e Basalt. Porém, isto levará mais um bom tempo, pois a previsão é que chegue às lojas entre 2026 e 2027.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.