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Powerbank gigante promete transformar caminhões a diesel em híbridos

Empresa propõe levar um pack de baterias com um motor elétrico atrás do cavalo mecânico e promete economia de combustível

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h29 - Publicado em 30 jan 2024, 20h47
Projeto da Revoy propõe uma forma mais barata de hibridização de caminhões
Projeto da Revoy propõe uma forma mais barata de hibridização de caminhões (Revoy/Divulgação)
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A ansiedade de ver a bateria do celular se esvaindo é real, mas tem uma solução. Mesmo longe das tomadas, você pode usar um powerbank, aquelas baterias portáteis. É o mesmo que propõe a Revoy, uma startup que deseja oferecer a mesma funcionalidade aos motoristas de caminhões.

Funciona assim: atrás do cavalo mecânico diesel, é adicionado um enorme módulo. A unidade comporta uma bateria de 525 kWh e um potente motor elétrico capaz de movimentar o seu próprio eixo de tração. O conjunto é conectado ao modelo por meio do pino-rei e a quinta roda vai no próprio módulo, permitindo acoplar o trailer ali. Segundo a Revoy, a autonomia na eletricidade chegaria aos 400 km. Um híbrido plug and play, plugou e usou. 

Um pack de baterias desse tamanho levaria muito tempo para ser recarregado e, como todos sabem, no mercado de fretes e transporte geral, cada minuto parado é dinheiro jogado fora. Para convencer futuros clientes, a Revoy afirma que terá pontos de troca de baterias espalhados pelos Estados Unidos, permitindo assim a substituição do “reboque” em apenas cinco minutos – o que parece bem otimista, na verdade. O processo é auxiliado pelo fato da unidade ter tração própria.   

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Há outros desafios, um deles é a questão do peso máximo. Os caminhões norte-americanos não são afetados pelas mesmas regras de comprimento total, pois a legislação local não conta o “cavalo” como parte do conjunto. Mas há o peso máximo, cujo limite é abaixo de 40 toneladas, bem menor do que o imposto no Brasil.

Módulo com motor e baterias do caminhão híbrido da Revoy
O módulo com baterias também tem um potente motor elétrico, porém, não foram divulgados mais dados (Revoy/Divulgação)

Para compensar um pouco, o apetrecho promete aumentar muito o desempenho, uma vantagem que não vale apenas para os caminhões que levam cargas ultrapesadas. Graças ao fortíssimo freio motor de um propulsor elétrico, a capacidade de frenagem é melhorada. Sensores de estabilidade, ponto cego e ré completam o pacote, podendo funcionar em complemento aos do próprio caminhão.

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Claro que nada disso adiantaria sem economia, afinal, ainda não há preço definido para a novidade da Revoy, mas ela tem que ser vantajosa para justificar o custo. Nesse ponto, a empresa promete uma eficiência três a cinco vezes maior do que a de um caminhão a diesel convencional.

A companhia afirma que a economia anual por veículo chega a 25.000 dólares, quase R$ 125.000. Tais números variam de acordo com os planos oferecidos para diferentes tamanhos de frota. Somado ao dinheiro economizado, há também a vantagem de gastar menos para baixar o nível de emissões dos veículos, uma exigência ambiental inescapável. 

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