Porsche Taycan já vende mais do que o 911 no mundo
Nem mesmo o aumento de 10% nas vendas do 911 foram capazes de chegar nos números do elétrico
![Lançado em 2019, o Porsche Taycan é o primeiro superesportivo elétrico da marca](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/s19_5093_fine-e1596216695320.jpg?quality=70&strip=info&w=1204&h=720&crop=1)
As vendas globais da Porsche mostram que a eletrificação já é mais do que realidade para os clientes da marca: o 911 foi desbancado pelo elétrico Taycan, mesmo com o modelo a combustão passando por um aumento nas vendas. Outro fenômeno vem nos resultados gerais da fabricante, com vendas 13% maiores no mundo.
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De acordo com a Porsche, entre janeiro e setembro, o Taycan emplacou 28.640 unidades em todo o planeta, contra 27.972 do 911. Isso mesmo com as diversas configurações mecânicas do tradicional esportivo, que ainda teve um aumento expressivo de 10% nas vendas durante os nove primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
![Porsche 911 Cabriolet Porsche 911 Cabriolet](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/09/DSCF0518_v2-e1609186189532.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os modelos só ficaram atrás dos SUVs de Stuttgart: o Cayenne segue como o Porsche mais comercializado do mundo, com 62.451 unidades no período, seguido do Macan, com 61.944. O Panamera teve 20.275 exemplares vendidos, contra as 15.916 unidades somadas dos 718 Boxster e Cayman.
No Brasil, porém, a situação é bem diferente do resultado global, segundo números da Fenabrave. Por aqui, o campeão de vendas do período é o 911, com 763 unidades. Depois dele vem o Macan, com 603, o Cayenne, com 510, e, finalmente o Taycan, com 316 exemplares emplacados.
![Porsche Cayenne Turbo 2 porsche cayenne](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/04/porsche-cayenne-turbo-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Crescimento global
Segundo a marca, todos os seus carros tiveram aumentos nas vendas – o Macan, por exemplo, cresceu 12%, enquanto o Panamera cresceu 1%. Porém, mais do que isso, a vendas gerais da marca subiram 13% em todo o mundo, puxadas principalmente pelos Estados Unidos, com aumento de 30% em relação aos três primeiros trimestres do ano passado.
De janeiro a setembro de 2020, foram emplacadas 191.547 unidades, contra 217.198 para os mesmos meses de 2021.
Mesmo com o sucesso, a fabricante segue de olho na escassez de semicondutores. “A situação do coronavírus permanece instável e enfrentamos desafios na busca de semicondutores. Por essas razões, estamos muito atentos aos desenvolvimentos atuais para garantir que possamos continuar a reagir de maneira flexível”, disse Detlev von Platen, membro do conselho de vendas e marketing da Porsche.