A Porsche enfim revelou a aguardada versão GT3 da geração atual do 911. É a sétima encarnação do GT3, que se coloca como a variante do 911 mais afinada para uso em pista, com direito a partes da carroceria de fibra de carbono, vidros mais leves e até rodas com peso reduzido, para melhorar o comportamento em pista.
Tanto que o GT3 pesa apenas 1.418 kg com câmbio manual (vai a 1.435 kg com o câmbio de dupla embreagem PDK). É menos do que um Jeep Renegade com motor 1.8 flex, para efeito de comparação.
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E com 510 cv extraídos do seis cilindros de 4,0 litros, acelera de 0 a 100 km/h em só 3,4 segundos. Segundo a Porsche, a velocidade máxima é de 320 km/h (ou 318 km/h com o câmbio PDK).
O conjunto, aliás, já chega às ruas recordista. O novo GT3 é o primeiro carro de produção com motor de aspiração natural a concluir uma volta no circuito de Nürburgring em menos de sete minutos. O modelo levou 6:59,9 na volta maior, e 6:55 no circuito mais curto.
A cabine tem algumas diferenças específicas para o GT3. O painel pode assumir uma configuração minimalista para uso em pista. As telas ao redor do conta-giros passam a mostrar apenas o essencial, como pressão dos pneus, temperatura do óleo e nível de combustível. O conta-giros, aliás, vai a 10.000 rpm.
Por fora, chama atenção a enorme asa traseira, regulável manualmente em 4 posições. O spoiler dianteiro também tem a mesma regulagem. Há faróis de LED Matrix com fundo escurecido e lanternas traseiras âmbar, diferentes das vermelhas das demais versões.
As rodas são pretas e os cintos de segurança podem vir na cor que o comprador escolher. De série, são da cor da carroceria.
Junto com o carro, quem comprar uma unidade pode levar ainda um relógio especial desenvolvido pela Porsche Design. O relógio leva titânio na caixa e pode ser personalizado para se assemelhar ao GT3 comprado.
Na Europa, o modelo partirá de 167.518 euros, cerca de R$ 1,1 milhão em conversão direta e as entregas começarão em maio. Aqui, apenas a versão com câmbio PDK será trazida, a partir do segundo semestre. A Porsche ainda revelará o preço por aqui. Mas certamente não será nada barato.
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