Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Porsche garante: 911 terá motor a combustão até quando for possível

Porsche irá transformar todos seu modelos em carros elétricos, exceto o 911 que manterão o motor a combustão

Por Rafael Sommadossi
29 jul 2023, 09h41
Porsche 911
 (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

A Porsche revelou sua estratégia para o futuro, na qual planeja eletrificar grande parte de sua linha de veículos. Porém, a empresa surpreendeu ao anunciar que o Porsche 911 continuará com motor à combustão por um período de tempo ainda significativo, mesmo com a evolução da eletrificação.

Karl Dums, responsável pelo desenvolvimento de e-fuels na Porsche, reconhece que a prioridade da montadora é a transição para motores elétricos. No entanto, destaca que o objetivo é manter o Porsche 911 com seu motor a combustão “o maior tempo possível”. A próxima atualização da geração 992 do Porsche 911 está programada para ocorrer ainda este ano, e rumores apontam para a introdução de uma versão híbrida plena (de carregamento automático).

A Porsche tem como meta que os veículos elétricos representem 80% de seu volume de vendas até o ano de 2030. Considerando que o Porsche 911 representou 13% das vendas da montadora em 2022, essa meta parece possível, uma vez que todos os outros carros além do 911 serão veículos elétricos.

Porsche
Porsche Taycan e 911 (Divulgação/Quatro Rodas)

Após o Taycan, lançado em 2019, os próximos carros elétricos da Porsche serão os novos718 Boxster/Cayman, seguidos pelos SUVs Macan e Cayenne. Embora a Porsche planeje manter o Macan e o Cayenne com motores de combustão em produção por alguns anos, está ciente de que todos os modelos movidos a combustão, exceto o 911, terão seu fim até 2030.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Para estender a vida útil do motor a combustão e, ao mesmo tempo, avançar em sua estratégia de sustentabilidade, a Porsche está investindo em gasolina sintética. Esse é um avanço que a montadora mantém separada de seus planos de eletrificação. A expectativa é de que a União Europeia permita a venda de veículos a combustão utilizando e-fuels após o ano de 2035.

Continua após a publicidade

Atualmente os e-fuels têm sido aplicados principalmente em setores como aviação e veículos pesados, mas a Porsche e outras marcas, como Ferrari, Morgan e BAC, têm demonstrado interesse em utilizar essa tecnologia em seus carros esportivos de alto desempenho.

Uma das grandes vantagens dos e-fuels é a possibilidade de serem neutros em carbono. Nesse sentido, a Porsche já destinou mais de US$ 100 milhões para investir na empresa de energia HIF Global do Chile, que planeja construir a maior fábrica de e-fuels do mundo em Matagorda, Texas, com início previsto para 2024. Mesmo assim, a grande maioria das principais montadoras do setor automobilístico continua a investir massivamente na eletrificação. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.