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Porsche escolhe seus cinco modelos mais raros já produzidos

Lista tem séries de homologação liberadas para as ruas e modelos com apenas 16 unidades produzidas

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 fev 2017, 11h40 - Publicado em 21 fev 2017, 11h33
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  • A Porsche cravou seu nome na história através de um modelo cujo nome tem apenas três algarismos: 911. Fabricado aos milhares, ele pode até se passar por um modelo “popular” se comparado aos cinco modelos mais raros que a marca já produziu em sua história – excluindo-se os concept cars e modelos feitos sob encomenda.

    A escolha foi feita pelo próprio fabricante em uma espécie de websérie (confira o vídeo acima) que terá outros capítulos nas próximas semanas. Abaixo, veja as histórias e os detalhes de cada um deles:

     

    Porsche 356 America Roadster

    Porsche 356 America Roadster

    Considerado o mais raro de todos, o Porsche 356 America Roadster foi feito especificamente para o mercado norte-americano. Vinte unidades produzidas, mas apenas 16 carros se tornaram realidade.

    Ele se diferenciava do 356 original pela carroceria de alumínio e para-brisa bipartido removível, além de não ter maçanetas externas e nem frisos cromados. A parte mecânica contava com a tradicional receita de motor boxer refrigerado a ar, um motor quatro cilindros de 1,5 litro de modestos 70 cv.

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    No entanto, não se deixe enganar pela potência, pois ele pesava pouco mais de 600 kg. Com uma carroceria de aço um pouco mais pesada e outros detalhes diferentes, ele ganharia fama e popularidade com o nome 356 Speedster.

     

    Porsche 911 SC/RS

    Porsche 911 SCRS

    O Porsche 911 SC/RS surgiu da necessidade da criação de um modelo para competir no lendário Grupo B, a categoria que é considerada o ápice da história dos Mundiais de Rali.

    Com apenas 20 unidades construídas, o Porsche 911 SC/RS teve seis que foram enviadas à igualmente renomada preparadora Prodrive (da Inglaterra) para serem modificadas para competir no WRC, e que disputaram temporada de 1984 a 1986.

    Na traseira, há um motor boxer de 3,0 litros que gera 294 cv. Aliado ao peso reduzido para apenas 979 kg, além de abrangentes modificações na suspensão, freios, câmbio e um diferencial traseiro com deslizamento limitado, o resultado foi o Porsche liberado para as ruas mais rápido até então, capaz de atingir os 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

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    Porsche 911 GT1

    Porsche 911 GT1

    Um protótipo de corrida para as ruas. Assim pode ser definido o Porsche 911 GT1 Strassenversion, que teve apenas 21 unidades produzidas homologadas para as ruas — uma exigência da categoria GT1 das 24 Horas de Le Mans.

    Muitos dos componentes mecânicos foram herdados do lendário Porsche 962. Com isso, a tradição em Le Mans foi mantida: o modelo venceu sua categoria em 1996.

    A versão de rua Strassenversion saiu de fábrica com um motor flat six biturbo de 3,2 litros e 540 cv capaz de acelerá-lo até os 10 km/h em 3,9 segundos e até os 200 km/h em 10,5 segundos, com máxima de 308 km/h, sem falar no imenso downforce, que o mantinha grudado no asfalto em curvas de alta velocidade.

     

    Porsche 924 Carrera GTS

    Porsche 924 Carrera GTS

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    Carroceria quadrada e motor arrefecido a água posicionado na dianteira. Sim, ainda estamos falando de um Porsche, mais precisamente do modelo 924. Lançado em 1976, os puristas torceram o nariz para o modelo de entrada da marca alemã projetado em parceria com a Volkswagen — que acabou largando o projeto para a fabricante de Stuttgart.

    A versão preparada 924 Carrera GTS contava com um motor quatro cilindros de 2,0 litros de 248 cv e um despojamento típico das séries especiais de competição: os faróis eram fixos, as janelas laterais feitas de plástico, o banco traseiro foi retirado e até o rádio deixou de existir.

    Com apenas 50 unidades produzidas para serem homologadas para corridas de turismo, o 924 Carrera GTS tinha bancos concha e estrutura de proteção tubular interna. Para muitos especialistas, foi o melhor e mais rápido 924 da história.

     

    Porsche 911 Turbo S (964)

    Porsche 911 Turbo S Leichtbau

    Lançado em 1992, o Porsche 911 Turbo S Leichtbau era baseado no 911 Turbo da geração 964, mas com um sobrenome que significa “leve”, em alemão.

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    A filosofia da redução de peso foi seguida à risca, pois foram retirados equipamentos como ar-condicionado, isolamento acústico, regulagem de altura dos bancos, vidros e travas elétricas. As janelas eram mais finas, enquanto a carroceria passou a ter painéis compostos por fibra de vidro e fibra de carbono.

    O motor boxer air cooled de 3,3 litros tinha 381 cv, ou cerca de 20% a mais de potência do que o 911 Turbo, além de 180 kg a menos. Com isso, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge velocidade máxima de 290 km/h. Foram produzidas apenas 86 unidades.

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