BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

Porsche cria 911 tão insano que é proibido até pelas regras da FIA

Nova versão usa como base o GT3 R usado em competições oficiais, mas ignora regras da FIA para ser o 911 mais potente ja projetado

Por João Vitor Ferreira
29 set 2023, 14h14

Esse é nada mais nada menos que o Porsche 911 mais insano já feito. Mais do que isso, ele é exclusivo para as pistas, mas nunca poderá participar de uma corrida oficial. Isso porque a montadora decidiu pegar o 911 GT3 R, que é oficialmente usado em competições, e ignorar qualquer norma imposta pela FIA.

E assim nasceu o 911 GT3 R Rennsport. Ele pega tudo de bom que o carro oficial tem e eleva isso à máxima potência. Quer um bom exemplo? O motor seis cilindros 4.2 pode chegar aos 9.400 rpm e gerar até 619 cv, enquanto a versão mais contida para nos 585 cv. Outro detalhe é que ele não vem com silenciador, que pode ser adicionado como item opcional. Mas para que?

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

Para atingir tamanha potência, o motor passou por algumas modificações. Os pistões e árvores de cames foram especialmente desenvolvidos para essa versão. Esse modelo também pode rodar com combustíveis E25, como bioetanol e combustíveis sintéticos (e-Fuel). Isso significa que além de muito rápido, ele também poderá ser neutro em carbono.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

Já a transmissão não sofreu grandes alterações e continua sendo sequencial e de seis marchas, além de usar as mesmas relações do GT3 R que correu em Daytona. A suspensão é do tipo multilink nas rodas traseiras e de braço duplo na frente. A Porsche usou amortecedores KW, que podem ser ajustados em cinco direções diferentes e tem função de sopro.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

Os freios são AP monobloco feitos de alumínio e com pastilhas com placas de suporte feitas de titânio, para reduzir a massa não suspensa em cerca de 1 kg. No geral, esse 911 é bem leve, pesando apenas 1.240 kg. Claro que a tração é sempre traseira.

Continua após a publicidade
Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

O 911 GT3 R Rennsport também ganhou rodas exclusivas BBS de 18’’, que são calçadas por pneus Michelin especiais. Eles têm paredes laterais mais grossas, que ajudam a contrabalancear os efeitos da aerodinâmica pesada do carro. Além disso, eles têm melhor aquecimento e dirigibilidade.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
Asa gigantesca é o principal charme da versão (Divulgação/Porsche)

Fique tranquilo que não nos esquecemos dela. Provavelmente você notou que esse 911 tem um detalhe muito peculiar na carroceria. A asa traseira é gigantesca, muito maior que a do GT3 R original. De acordo com a Porsche, ela gera tanta força descendente que foi necessário instalar dois suportes laterais extras para compensar. Mas sua escolha não foi por acaso.

Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

A asa é fortemente inspirada no 935 do final da década de 70. Esse modelo corria pela equipe Brumos Porsche e foi o responsável por dar à montadora alemã seu sétimo título geral em Le Mans, no ano de 1978.

Continua após a publicidade
Porsche 911 GT3 R Rennsport
(Divulgação/Porsche)

O aerofólio é tão grande que pode até ter tirado a sua atenção de outros detalhes. Os retrovisores, por exemplo, são substituídos por câmeras. Já do lado de dentro, o motorista anda sozinho, já que a gaiola de proteção não permite um segundo assento. A iluminação interna também é inteira customizável, assim como os faróis.

Compartilhe essa matéria via:

Se você tiver dinheiro suficiente e acesso fácil a uma pista de corrida, pode preparar o bolso para gastar US$ 1.046.000, que na conversão direta dá cerca de R$ 5.230.000. Mas se prepare para uma grande concorrência, pois a Porsche produzirá apenas 77 unidades desse 911 ultra raro.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.