Porsche 911 será híbrido em 2024 e versão elétrica pode chegar só em 2034
O facelift 992.2 será o primeiro modelo a receber um motor elétrico. O esportivo eletrificado pode chegar a 530 cv e poderá ter tração integral ou dianteira
Em 2023 o Porsche 911 completou 60 anos, e o esportivo sexagenário já se rendeu a eletrificação e o facelift de 2024, o 992.2, terá uma versão híbrida. O novo 911 terá um motor elétrico posicionado sob o tanque de combustível, proporcionando tração integral e dianteira.
Previsto para ser apresentado nos próximos seis meses e disponível para compra ainda em 2024, o 992.2 promete um sistema híbrido desenvolvido em colaboração com a Rimac. O motor elétrico contará com um alternador reversível, semelhante ao dos híbridos leves, e ele sozinho rende até 90 cv, alimentada por uma bateria de 2,0 kWh. Segundo a marca será um carro híbrido convencional, autocarregável, e portanto não há a opção de recarga.
Já a motorização a combustão continuará sendo o familiar boxer 3.0 biturbo. A potência combinada será de 480 cv na versão padrão e 530 cv na mais potente. Porém, segundo a fabricante, esta versão mais potente não terá a opção de câmbio manual por motivos técnicos.
Além da versão híbrida, a Porsche está avançando no desenvolvimento de um novo motor boxer de 3.6 de seis cilindros. Previsto para atender às regulamentações antipoluição Euro 7, o motor tem previsão de lançamento para o no início de 2027. Ele deve substituir os motores turbo existentes nas versões Turbo S e poderá ser utilizado também em versões aspiradas, turbo e até mesmo híbridas.
O destaque é a versão que equipará o 911 GTS, proporcionando uma potência próxima dos 500 cv e rotações elevadas, semelhantes às de um GT3. O motor de 3.6 também substituirá os motores do Carrera e Carrera S, oferecendo uma variedade de opções.
Contrariando as especulações sobre um 911 elétrico, fontes internas afirmam que até o momento não há um modelo elétrico em desenvolvimento. A Porsche planeja manter viva a combustão em seus modelos mesmo no futuro, explorando o uso de combustíveis sintéticos, que já está sendo desenvolvido pela fabricante alemã. O 911 puramente elétrico, o chamado 994, poderá chegar apenas ao fim dos modelos 992, que se estenderá aproximadamente até 2034.