Porsche 911 GT3 RS 2024 tem asa traseira gigante e custa R$ 1.920.000
Superesportivo tem tecnologias avançadas e artifícios físicos para extrair o máximo de desempenho e aerodinâmica
O novo Porsche 911 GT3 RS, uma das versões mais extremas do superesportivo, chega à linha 2024 no Brasil. Não há qualquer mudança de aparência ou mecânica, o que é bom, já que o modelo é o mais potente e tecnológico de todos os tempos em sua série. De novo mesmo, só o preço: ele passa a partir de R$ 1.920.000.
De acordo com a Porsche, sete unidades do 911 GT3 RS de nova geração já foram entregues no mercado brasileiro até o último dia 11 de agosto, data de lançamento da linha 2024. Todas as já entregues são 2023 e custaram a partir de R$ 1.769.000. Ele é vendido sob encomenda, para permitir um alto nível de personalização.
As alterações nos preços do modelo são motivadas, por exemplo, pelas diversas opções de cores, que vão de R$ 27.303 a R$ 118.134, no caso de pinturas especiais, feitas ao gosto do cliente. Há ainda alterações em acabamentos internos e externos, equipamentos e opções de rodas, como as de alumínio forjado, que custam R$ 21.479.
Por fim, o pacote Weissach sai por R$ 310.121. O kit reduz o peso do veículo em 22 kg e confere um visual exclusivo, com capô, asa traseira, retrovisores e teto em fibra de carbono aparente, gaiola traseira interna em fibra de carbono, logotipo nos bancos, cinto de seis pontos e rodas forjadas de magnésio.
O novo GT3 RS é o mais potente da história, equipado com motor seis cilindros 4.0 aspirado de 525 cv e 47,4 kgfm, acompanhado de um câmbio automático PDK de 7 marchas – 20 kg mais leve em relação ao câmbio de 8 marchas, utilizado em outras versões do 911. Com este conjunto, a Porsche declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e velocidade máxima de 296 km/h.
Entre as novidades do superesportivo estão a substituição dos três radiadores por apenas um, em posição central e com inclinação de 43°, permitindo que o único radiador tenha a mesma eficiência dos três anteriores. Pelo posicionamento da nova peça, o modelo não tem o clássico porta-malas dianteiro.
Há também um fluxo otimizado de ar, que sai pelas aberturas do capô, passa pelos retrovisores e bate em aletas instaladas no teto, impedindo a admissão de ar quente no motor, já que a admissão é feita na traseira.
Por falar em traseira, o Porsche 911 GT3 RS tem uma enorme asa traseira, 40% maior do que na geração anterior, com sistema DRS, ou seja, ajustes eletrônicos de até 34° (feitos em 0,35 segundo) para reduzir o arrasto ou aumentar o downforce. O downforce do modelo, aliás, chega a impressionantes 860 kg a 285 km/h, equivalente a um Renault Kwid atuando sobre o carro.
Na dianteira, o defletor ativo acompanha a inclinação da asa traseira, com ajustes eletrônicos feitos em 0,3 segundo.
Outros ajustes incluem acertos de suspensão, com as especificidades de compressão e descompressão. O motor, em relação ao GT3 comum, tem borboletas individualizadas com fluxo otimizado, cabeçote com otimização da passagem do fluxo de óleo, comandos de válvulas com tempos de abertura mais longos, entre outros.