Para alguns entusiastas, carros esportivos só são esportivos de verdade quando estão equipados com um câmbio manual. Mas enquanto essa opção está cada vez mais rara, a Porsche acaba de anunciar a vinda do novo 911 Carrera T, de geração 992.2, ao Brasil apenas com câmbio manual de seis marchas.
O carro já está disponível para encomenda, mas é o carro manual mais caro do Brasil: custa a partir de R$ 929.000 na versão Cupê e R$ 991.000 na variante Cabriolet, que também está disponível. As entregas começarão em 2025.
O Porsche 911 Carrera T 992.2 tem pegada mais purista e diversas soluções para manter seu peso abaixo dos 1.500 kg. Os vidros são mais finos e o isolamento acústico é menor, deixando o carro 42 kg mais leve que o Carrera padrão, totalizando 1.478 kg.
Montado na traseira, o motor boxer seis cilindros 3.0 biturbo é o mesmo dos 911 Carrera, com 394 cv e 45,9 kgfm e sempre combinado ao câmbio manual com seis marchas. Inclusive, abandonaram o câmbio manual de sete marchas (antes disponível apenas por encomenda) com a promessa de engates mais rápidos. Com o Pacote Sport Chrono padrão, o 911 Carrera T cupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem velocidade máxima de 295 km/h.
As versões ‘T’ (Touring) do 911 Carrera têm como principal objetivo o desempenho mais puro possível, trazendo uma pilotagem divertida. O acerto de chão é mais esportivo, com eixo traseiro direcional. A suspensão também é cerca de 1 cm mais rebaixado que as versões padrão do Carrera, além de contar com rodas maiores – 20” na dianteira e 21” na traseira.
–
Por dentro, a lista de equipamentos é grande. O volante é esportivo GT de série, há ainda bancos esportivos com ajustes eletrônicos. As telas são grandes, sendo uma para infoentretenimento e outra para o quadro de instrumentos. Mas o grande destaque fica para a manopla do câmbio revestida em madeira.