Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche 911 dos anos 90 transformado em elétrico é mais leve e rápido

Com motor elétrico mais potente que o original, o novo-velho Porsche 911 cupê geração 964 pode custar mais de um milhão e meio de reais.

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 28 Maio 2021, 21h34 - Publicado em 28 Maio 2021, 18h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 1991-Porsche-911-Everrati
    (Everrati/Divulgação)

    Já imaginou como seria um clássico esportivo dos anos 90 reinventado com motor e bateria elétrica? A empresa britânica Everrati, especializada em restaurações, fez exatamente isso com o Porsche 911 cupê geração 964.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    Esqueça o motor a gasolina Flat-Six de 250 cv e 31 kgfm. A versão básica, chamada de Pure, do clássico reformulado tem um motor elétrico (sem origem divulgada) de “última geração” que gera 446 cv e quase 47 kgfm. Já a versão Signature, com pacote de alta performance, despeja 506 cv e 51 kgfm nas rodas traseiras.

    1991-Porsche-911-Everrati
    (Everrati/Divulgação)

    A versão mais básica do elétrico é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em 4,5 segundos, um segundo mais rápido que a versão manual com motor a combustão. Na versão topo de linha, esse tempo é ainda menor, ficando abaixo dos 4 segundos.

    Continua após a publicidade

    As baterias de 53 kWh garantem autonomia considerável e podem ser carregadas de 10 a 100% em menos de uma hora. Na versão Pure a autonomia é de quase 290 km e na versão mais potente fica na faixa dos 240 km.

    1991-Porsche-911-Everrati
    (Everrati/Divulgação)

    Mas não pense que as mudanças são só no motor. Antes da conversão, toda a carroceria do clássico foi desmontada para que o chassi recebesse um jato d’água de altíssima pressão. Em seguida, foi feito um trabalho de prevenção contra ferrugem e todo o chassi foi reforçado e soldado de volta para ficar “melhor do que os atuais”.

    Continua após a publicidade

    Outra preocupação foi na estrutura da carroceria. Os antigos painéis de aço deram lugar a novos e mais leves feitos de fibra de carbono, incluindo asas mais largas que as do modelo original e as portas. A Everatti não divulgou o peso total das duas versões, porém assegurou que a versão Signature pesa menos que os 1.450 kg do original.

    1991-Porsche-911-Everrati
    (Everrati/Divulgação)

    Com a eletrificação, algumas coisas puderam ser adicionadas ao veículo. Dois exemplos são a frenagem regenerativa ajustável e a função de condução com um pedal, que permite que o carro comece a frear assim que o motorista tira o pé do acelerador.

    O campeão da BTCC (Campeonato Britânico de Carros de Turismo) e piloto de testes da Everatti, Tim Harvey, ajudou a desenvolver as principais mudanças no chassi, como novas buchas de suspensão e bieletas, molas e amortecedores totalmente ajustáveis e freios com discos ventilados da Brembo.

    Continua após a publicidade
    1991-Porsche-911-Everrati
    (Everrati/Divulgação)

    Para completar a atualização do clássico, foi adicionado um moderno sistema de controle de temperatura, ajuste elétrico dos bancos, acabamento em couro Alcantara e um sistema de infoentretenimento fornecido pela divisão de clássicos da Porsche.

    1991-Porsche-911-Everrati
    (Everrati/Divulgação)

    Quem quiser adquirir um desses vai desembolsar no mínimo 0.00 libras esterlinas (R.480.325,43 na conversão atual) pela versão básica e 0.000 (R$ 1.850.406,79) para versão Signature, sem acréscimo dos impostos e do valor do carro original. São mais caros que os 911 Turbo S atuais aqui no Brasil. 

    Continua após a publicidade

    Os primeiros modelos começarão a ser entregues nos final de 2021.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa Quatro Rodas 745 maio 2021
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.