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Por pressão de concessionários, Ford trará o Territory da China

SUV médio terá preço de Jeep Compass e será feito na Argentina em 2022

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2019, 11h21 - Publicado em 27 mar 2019, 14h00
Ford Territory
SUV chinês foi salvo pelas concessionárias e chega em 2020 (Divulgação/Ford)

Atração do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, o Ford Territory viu sua situação no Brasil mudar por completo nos últimos meses.

A notícia de que o modelo não viria para o Brasil nesta geração e o anúncio do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até o final do ano deram outro peso ao SUV médio.

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Há alguma semelhança com o Evoque na traseira (Divulgação/Ford)

Sem perspectiva de novos modelos de volume para os próximos anos, os revendedores pressionaram a Ford para trazer o Territory para o Brasil o quanto antes.

Para eles, o modelo seria o único Ford capaz de ameaçar os SUV da moda, como os grandinhos Hyundai Creta, Honda HR-V e Volkswagen T-Cross, e os SUVs médios mais acessíveis, como Jeep Compass, o Hyundai ix35 e o Caoa Chery Tiggo 7. E entrar em um segmento tão forte hoje seria bom para a imagem da marca.

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Ford Territory é maior que o Jeep Compass (Divulgação/Ford)
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A pressão parece ter surtido efeito.

QUATRO RODAS apurou que, logo após conversa com distribuidores, a Ford do Brasil enviou executivos para a China com o objetivo de negociar a vinda do Territory, agora como importado. É uma estratégia intermediária entre as duas cogitadas pela marca.

A ideia original da Ford era fazer o Territory na Argentina, no lugar do Focus – que deixará de ser produzido em maio. A produção do modelo atual começaria em 2020 e, dois anos depois, seria a vez de sua nova geração ter produção.

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Próxima geração chega em 2022 importada da Argentina (Divulgação/Ford)

Essa mudança em tão pouco tempo teria um custo elevado e repetiria a estratégia do Focus atual, que chegou tarde, em outubro de 2013, com visual antigo e em junho de 2015 foi reestilizado para ficar igual ao resto do mundo.

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Se após isso ficou decidido por iniciar as vendas do SUV no Brasil apenas em 2022, já com novo visual e produção argentina, agora a Ford trará o modelo atual da China por pelo menos dois anos.

O que é o Ford Territory?

Apesar dos logotipos, o Territory não é um Ford em sua essência.

O modelo nasceu do Yusheng S330, feito pela Jiangling Motors Corporation (JMC), uma das duas parceiras da Ford na China. Para se transformar no Territory, mudaram grade dianteira, para-choques, faróis e lanternas. 

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O Territory tem interior com acabamento interessante (Divulgação/Ford)

O interior, por sua vez, é completamente diferente. Além do design mais moderno, recebeu materiais com que dão aspecto de melhor qualidade. Em vez dos plásticos duros do S330, o Ford tem toque macio em parte do painel e nas portas.

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Na china, a lista de equipamentos do Territory inclui central multimídia com comando de voz e o sofisticado sistema Co-Pilot360, que une frenagem de emergência, monitoramento de pontos cegos, acendimento automático dos faróis e piloto automático adaptativo.

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Versão Ford tem até quadro de instrumentos digital (Divulgação/Ford)

As dimensões são avantajadas. Tem tem 4,58 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,67 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. É sensivelmente maior que um Jeep Compass, que tem 4,42 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,64 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Também é maior que o Hyundai ix35, que tem 4,41 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,66 m de altura e 2,64 m de entre-eixos.

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Bancos misturam couro e tecido bege (Divulgação/Ford)

O motor é um 1.5 turbo. Mas não pense que é um EcoBoost: ele é derivado de um antigo projeto da Mitsubishi e foi amansado para o Ford. Gera 143 cv, 20 cv a menos que no Yusheng S330. Em compensação, o consumo teria melhorado: 14,9 km/l de média, contra 13,8 km/l de acordo com a imprensa chinesa.

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Ford Territory (3)
Territory ainda tem teto solar panorâmico (Divulgação/Ford)

Fontes ouvidas por QUATRO RODAS afirmam que a intenção da Ford é posicionar o Territory na mesma faixa de preço do Jeep Compass, que hoje custa entre R$ 113.990 e R$ 146.990 quando com motor 2.0 flex.

Flagra Ford Territory
SUV foi flagrado perto do campo de provas da Ford em Tatuí (SP) (William Vilas Boas/Quatro Rodas)

Para cumprir o prazo, agora a marca trabalha a toque de caixa nos ajustes do Territory para o mercado brasileiro. Os testes de rodagem já começaram com uma unidade, como revelam os flagras de nossos leitores.

Procurada, a Ford disse que não comenta especulações

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Flagra Ford Territory Brasil (3)
SUV também foi fotografado em Piracicaba (SP) (Paulo Pitanga/Quatro Rodas)

Como fica a linha da Ford?

A Ford chegará ao final deste ano com uma gama de modelos bem mais enxuta. Sem Focus e Fiesta, a linha se resumirá a Ka, Ka Sedan, EcoSport, Ranger (Argentina), Fusion (México),  Edge ST (Canadá) e Mustang (EUA).

Novas gerações ainda devem demorar. O Ka só deverá mudar de geração dentro de três anos e a Ranger, que terá atualização na virada deste ano, terá mudanças profundas na mesma época.

Já o EcoSport, carro mais rentável da marca, passou por uma atualização profunda em 2017. Contudo, desde então vive ofuscado pelos concorrentes.

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