Conhecemos o visual do Fiat Pulse Abarth em março e nos últimos oito meses já pudemos conhecer sua mecânica no Fastback Limited by Abarth e até dar uma volta, ainda que de carona, no SUV esportivo. Só agora, porém, a Fiat revelou imagens do interior do seu novo carro de 185 cv.
As mudanças por dentro do Fiat Pulse Abarth estão nos detalhes, um pouco mais ousados que os vistos no Fastback. O primeiro que chama a atenção é o friso vermelho que divide o painel. Abaixo está uma plaqueta com o logotipo da Abarth. O console central elevado com acionamento do freio de estacionamento eletrônico e da função auto-hold é o mesmo do Fiat Fastback.
Olhando mais atentamente é possível ver que o quatro de instrumentos digital de 7 polegadas usada nos Fiat aparece em uma tela que exibe, ao mesmo tempo, velocímetro, conta-giros, pressão do turbo e mais uma informação do lado esquerdo.
Por outro lado também surpreende que, para exibir o escorpião da Abarth, tiveram que recorrer a um volante com logo redondo: o miolo é justamente o mesmo do Fiat Argo, que vem sendo substituído por um achatado e com “Fiat” por extenso.
Por sinal, o volante tem revestimento perfurado e costuras vermelhas e, em vez do modo sport ser acionado pelo botão com o escorpião, como no Fastback mais potente, há um escrito “Poison”. Estranho…
As costuras vermelhas aparecem na alavanca de câmbio e nos bancos, que em um primeiro momento aparentam ser iguais aos do Fastback Limited, mas a forração é diferente: tem gomos maiores e o escorpião em alto relevo no encosto.
Como é a mecânica do Fiat Abarth?
Além de marcar o retorno da divisão de esportivos da Fiat, criada por Karl (ou Carlo) Abarth, ao Brasil, o Pulse Abarh também também é o primeiro a receber tal insígnia idealizado e desenvolvido totalmente no Brasil.
Trata-se do primeiro de três Abarth que serão lançados no Brasil até o fim de 2023. O segundo será o Fastback Abarth, e o terceiro, o 500e Abarth.
O motor é o 1.3 turboflex da família GSE, que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Renegade. É um motor de 185 cv e 27,5 kgfm quando com etanol e que estará sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Considerando que um Fastback Limited 1.3 turbo tem 1.304 kg (ou 67 kg a mais que um Pulse Impetus 1.0), dá para esperar por um esportivo com relação peso/potência abaixo dos 7 kg/cv. Nada mal: o VW Polo GTS consegue 8,1 kg/cv. Por sinal, o Fastback de 185 cv foi de 0 a 100 km/h em 8,6 s em nosso teste de desempenho.
Por mais que seja um motor conhecido, ele receberá um retrabalho, ainda que eletrônico. Isso porque o comando de válvulas variável MultiAir permite reconfigurar profundamente as respostas e até mesmo o ronco do motor só com programações eletrônicas. O mesmo vale para a direção elétrica, personalizável para oferecer respostas esportivas ao condutor.
Será o esportivo Fiat mais potente desde o Marea Turbo, com seu cinco-cilindros 2.0 turbo de 182 cv. Para destacar estes feitos, receberá modificações na suspensão, com amortecedores, molas e barras estabilizadoras próprias, escape exclusivo para ter ronco mais encorpado e até conjunto de rodas exclusivos, com cinco furos e o escorpião estampado.
Só não mudam o sistema de freios: o Pulse Abarth tem freios traseiros a tambor (a diferença são relevos que melhoram a refrigeração dele) e freios a disco apenas na dianteira. Não é uma grande surpresa, pois o SUV cupê Fastback tem o mesmo sistema.
O que muda no Pulse Abarth?
Aparentemente, a Fiat não quis minimizar a proposta de SUV pintando as molduras das caixas de roda. As molduras dianteiras têm relevos exclusivos e as traseiras encontram com as coberturas mais encorpadas para o para-choque traseiro. Elas simulam um extrator e dão espaço para a saída de escape dupla verdadeira – os outros Pulse têm saídas falsas – enquanto escondem estreitas faixas traseiras refletivas na parte de cima.
Há uma overdose de logotipos da Abarth na carroceria. Estão na grade, nos para-lamas, no adesivo na base das portas e também por extenso na tampa do porta malas. Chama atenção, também, que o “E” de “Pulse” aparece na cor vermelha.
Eliminaram as barras longitudinais no teto, a antena convencional foi trocada por uma no estilo “barbatana de tubarão”, a capa dos retrovisores têm pintura vermelha e as rodas têm 17 polegadas, são pretas e têm design exclusivo com direito a uma capa plástica que simula o cubo rápido de esportivos e esconde seus cinco furos (os outros Pulse têm quatro furos). Não vai rolar de colocar as rodas originais do Abarth nos Pulse Impetus…
Os retrovisores vermelhos combinam com o friso vermelho na base do para-choque dianteiro exclusivo. Ele tem estreitas tomadas de ar laterais, enquanto os faróis de neblina passam a habitar o prolongamento da tomada de ar inferior.
Repare, também, nos faróis full-led com máscara negra (mesmos do Fastback), na grade preta exclusiva e na barra acima dela com acabamento que simula fibra de carbono. O para-choque dianteiro é o mesmo do SUV cupê.
Os Abarth terão, pelo menos, áreas dedicadas nas concessionárias Fiat. Serão entre 25 e 50 concessionárias em todo Brasil. Elas terão uma identidade visual exclusiva, com o clássico logo com o escorpião estampando (que substituiu todos os logos da Fiat no Pulse Abarth) e com vendedores que passarão por um treinamento especializado.