Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Polícia do Texas utiliza Camaro “fantasma” para flagrar rachas e infrações

A intenção da força policial do condado de Harris é utilizar as viaturas difarçadas para diminuir mortalidade nas rodovias da região

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 11 jun 2021, 17h36 - Publicado em 11 jun 2021, 17h16
Cinco Chevrolet Camaros brancos com pintura fantasma
O condado de Harris, no Texas, conta com cinco Chevrolet Camaros com pinturas “fantasma” (Reprodução/Internet)

Viaturas policiais descaracterizadas não são nenhuma novidade. A maior parte das corporações pelo mundo utilizam carros sem identificação para que os agentes atuem sem detecção em locais sob influência do crime organizado ou em investigações. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Nos Estados Unidos, a força policial era caracterizada pela utilização de versões do Ford Crown Victoria. Portanto, ao observar um modelo desses na rua, o motorista evitaria qualquer tipo de delito, sabendo que do outro lado do volante estaria, provavelmente, um policial. 

Continua após a publicidade
Ford Crown Victoria policial visto de frente
Antigamente, a grande maioria da frota policial era composta pelo Ford Crown Victoria (Divulgação/Ford)

Agora ficou mais difícil identificar as viaturas, pelos menos no condado de Harris, no estado do Texas. A polícia local adotou carros que ganharam o apelido de “fantasmas”. Embora eles não sejam nenhuma novidade, entre as novas unidades estão cinco Chevrolet Camaro.

Imagens postadas nas redes sociais mostram o design quase imperceptível das novas viaturas. Elas são brancas, com detalhes pintados em um tom de cinza muito próximo ao branco, o que dificulta a identificação. Apenas quem se aproxima (bastante) consegue ler os dizeres “Sheriff” e “911” marcados nos Camaro. 

Continua após a publicidade
Chevrolet Camaro policial branco em estrada
As viaturas começaram a ser avistadas e geraram alvoroço nas redes sociais (Reprodução/Internet)

A intenção da força policial do condado de Harris é flagrar rachas e outras infrações de surpresa, enquanto elas estão ocorrendo. Com a nova pintura “fantasma”, as viaturas se misturam ao tráfego e ficam quase que irreconhecíveis, dando uma certa confiança aos infratores de que não há policiais por perto.

Como explica o portal Chron, a polícia do condado afirma que a finalidade das viaturas é “apoiar os múltiplos esforços para afastar os motoristas perigosos das ruas e para que possamos, no final das contas, nos livrar da duvidosa distinção de que a nossa região tem as estradas com maior número de mortes do país”. 

Continua após a publicidade

Apesar do desejo de serem extremamente discretos, os Camaro têm atraído muita atenção da população americana nas redes sociais. Isso não é exatamente ruim, porque deixa os infratores desconfiados e faz com que eles pensem duas vezes antes de cometer um delito. 

Continua após a publicidade

Mesmo assim, foram inúmeros posts de usuários avisando seus seguidores para tomarem cuidado porque “a polícia está utilizando carros com identificação fantasma”. Outros perfis reclamaram da atitude, argumentando ser uma medida ilegal por parte da força policial.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.