Polícia apreende 119 carros em operação contra rachas em São Paulo
Megaoperação da Polícia Militar de São Paulo cercou a região da Avenida Europa e usou até um caminhão-cegonha para conseguir remover todos os carros
A região do Jardim Paulista, em São Paulo não concentra apenas lojas de carros de luxo e superesportivos, como Ferrari, Lamborghini e Maserati. Em dias específicos, a região se torna ponto de encontro para rachas. Para coibir isso, a Polícia Militar de São Paulo fez uma megaoperação na noite desta quinta-feira, 18. Foram apreendidos 119 carros.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento exato que dezenas de viaturas cercaram o posto de combustível na esquina das ruas Colômbia e Peru, principal ponto de encontro, por volta das 22h30. Ruas adjacentes também foram fechadas.
No último mês, policiais se infiltraram em grupos fechados nas redes sociais que promovem os rachas. de acordo com a PM, são eventos “geralmente organizados por influenciadores digitais, que convocam centenas de espectadores e participantes.”
View this post on Instagram
“O objetivo da Operação foi coibir a realização de eventos não autorizados de competições automobilísticas e de demonstração e exibição de perícia em manobras de veículos realizadas na via, pública, geralmente organizados por influenciadores digitais, que convocam centenas de espectadores e participantes, através de grupos fechados nas redes sociais”, diz a Polícia Militar de São Paulo em nota.
Foram mobilizados 98 policiais militares, 57 viaturas e 4 cães farejadores, que foram empregados na busca e localização de drogas no local. Ao todo, 119 carros autuados e removidos pela Polícia Militar até por volta das 3h da manhã. Até mesmo um caminhão-cegonha foi usado na remoção dos veículos.
A multa para a participação em evento ou competição organizado em via pública para exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo sem autorização das autoridades está previsto no artigo 174 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e prevê multa no valor R$ 2.934,70 (que dobra em caso de reincidência em 12 meses). Os motoristas poderão ter a CNH suspensa por perído que varia entre 2 e 8 meses.