Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Polêmica sobre visual futurista é parte do plano da BMW, diz CEO

CEO da marca alemã diz que designs futuristas são feitos para gerar controvérsias e alfineta modelos dos rivais: "são todos iguais"

Por João Vitor Ferreira
27 out 2022, 18h48
BMW XM
BMW XM (Divulgação/BMW)
Continua após publicidade

Falem bem ou falem mal, mas falem da BMW. Esse é o pensamento do CEO da marca alemã, Oliver Zipse, quando o assunto é a nova “cara” de seus modelos.

Novos veículos da BMW como o novo Série 7, M2 e os SUVs da família X, em especial o mais recente XM, geraram controvérsias com relação a sua aparência. Um dos principais motivos é a adoção de um novo design para a famosa grade “duplo rim”, que, no geral, deixa o modelo futurista para os padrões atuais.

BMW X7
Os faróis finos e a nova grade também foram um dos destaques que geraram polêmica no visual do novo X7 (Divulgação/BMW)

Mas se engana quem pensa que as críticas são um problema para a BMW. Muito pelo contrário, as controvérsias geradas são, na verdade, uma estratégia da marca.

“Se você quiser mudar o design, qualquer passo no futuro que seja percebido como novo será automaticamente controverso. […] Esse é o truque: ter controvérsia e o resultado é ‘eu quero ter’ e ‘eu gosto’ e, claro, é um plano.”, disse Zipse durante a apresentação do novo Série 7 nos EUA.

Continua após a publicidade
BMW Série 3 2023
Embora mais discreto, o novo Série 3 também traz um pouco da nova linha visual da marca (Divulgação/BMW)
BMW Série 7
Já o Série 7 ousa um pouco mais e se aproxima do XM por ser um modelo mais premium (Divulgação/BMW)

Ou seja, a BMW está longe de mudar sua posição em relação ao visual dos seus carros. A tendência é que veremos modelos cada vez mais ’diferentões’ no futuro, quando a marca lançar sua nova plataforma exclusiva para elétricos, chamada de Neue Klasse, em 2025.

Continua após a publicidade

Outro detalhe revelado pelo CEO é que a marca não pretende criar variações muito grandes entre seus modelos a combustão, híbridos e elétricos. A ideia é que os modelos continuem adotando características semelhantes, como a já citada grade e os faróis. É mais ou menos o que vemos nos SUVs X1 e X3, assim como em suas versões elétricas – iX1 e iX3.

Novo BMW X3 preto visto 3/4 de frente
BMW X3 (Divulgação/BMW)
BMW X1 Outdoor
BMW X1, assim como o X3, é mais contido, justamente por ser um modelo com maior número de vendas (Divulgação/BMW)

A ousadia é tida como uma vantagem da BMW para Zipse, que diz que as outras marcas estão criando modelos “muito parecidos”. Porém, o CEO reitera que os designs mais excêntricos ficarão restritos aos modelos mais caros, como XM e o X7. Enquanto isso, os que têm maior volume de vendas se manterão um pouco mais tradicionais, mas mantendo uma pegada futurista.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.