Platinum: um Etios menos feio – mas mais caro
Versão top de linha nas carrocerias hatch e sedã ganha design exclusivo e parte de R$ 64.510
Aos poucos, a Toyota procura atenuar a característica mais polêmica da linha Etios: o design (interno e externo). Por dentro, uma boa solução foi encontrada com o novo painel digital, que continua em posição central, mas com novos recursos configuráveis.
Por fora, a novidade acaba de ser apresentada: um facelift que inclui novos para-choques dianteiros e traseiros, acompanhados de uma grade também modificada, além de um discreto aerofólio traseiro no caso do sedã. O visual, porém, será exclusivo da versão Platinum, que chega para ocupar o topo da gama tanto nas carrocerias hatch como sedã.
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O facelift foi desenvolido pela engenharia brasileira em parceria com designers japoneses. Por enquanto, não há previsão de que o novo design se estenda às outras versões.
A série Platinum também traz rodas de liga leve aro 15, saias laterais exclusivas, lanternas traseiras com máscara negra, retrovisores com repetidores dos piscas e sensor de estacionamento na cor do carro.
O interior reúne o que já havia sido apresentado anteriormente na linha 2016 do Etios, com destaque para o novo painel TFT, revestimento dos bancos mesclando couro e material sintético, cruise control, sistema de fixação Isofix e sistema multimídia Toyota Play com DVD, GPS, TV digital e câmera de ré.
A configuração mecânica da Platinum é formada pelo motor 1.5 16V com 107 cv e 14,7 mkgf (com etanol), acoplado ao câmbio automático de quatro marchas – não há opção de câmbio manual.
O preço de tudo isso, porém, será elevado. O hatch será tabelado em R$ 64.510, enquanto o sedã sairá por R$ 68.120. Como referência, a versão XLS 1.5 hatch automático custa R$ 60.310, enquanto o XLS 1.5 sedã automático parte de R$ 64.310.