Pirelli e Bosch assinaram um acordo para desenvolverem em conjunto sistemas e novas funções para automóveis baseadas nos chamados pneus inteligentes. A ideia é usar sensores integrados aos pneus que se comunicam com sistemas como controles de estabilidade e tração, que podem ser mais precisos com essa tecnologia.
A acordo é de longo prazo e permitirá avançar a tecnologia do Pirelli Cyber Tire, que é o primeiro sistema do mundo baseado em pneus com sensores integrados e que equipa o Pagani Utopia Roadster. Esses pneus coletam dados e os transmitem ao veículo, que os processa na unidade de controle do ESP.
Neste carro em específico, a leitura feita por cada um dos pneus indica o desempenho e comportamento dos pneus e as condições de direção. No futuro, esses dados poderão integrar sistemas que mudam o comportamento do carro em tempo real, por exemplo.
Com esse acordo, a Bosch promete usar sensores sensores MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) e sensores de pressão dos pneus com padrão “Bluetooth Low Energy” (BLE) com hardware e software, algoritmos e modelagem de pneus para aumentar a precisão dos dados que chegam aos módulos de controle do carro.
É esperado um ganho na dinâmica e na precisão de sistemas como controles de estabilidade, controles de tração e freios ABS, mas novas possibilidades serão exploradas nos próximos anos.
–