Pininfarina desenha van que vira apartamento e pode até criar água
AC Future eTH é um conceito que revoluciona o conceito de motorhomes, podendo expandir seu espaço interno para 37 m²
O conceito de motorhome vai mudar completamente se esse protótipo realmente ver a luz do dia. Na CES 2024, a empresa AC Future apresentou o eTH, uma van elétrica do futuro, que pode, em um piscar de olhos, mudar completamente de um carro para um apartamento completo.
A AC Future não divulgou números de potência e torque da sua criação, mas isso é pouco relevante nesse caso. Então o que você vai ver aqui será muito mais parecido com uma visita de imóvel do que com a apresentação de um carro novo.
Claro que não é um apartamento dos maiores, mas é espaço suficiente para uma família passar um final de semana viajando ou então para um casal de nômades. Isso só é possível graças às suas paredes que se expandem, aumentando o espaço interno para um total de 37 m², e permanecem assim graças às bases de sustentação. Todo esse design futurista e que permite tal expansão é mérito da Pininfarina, a designer de carrocerias italiana muito conceituada no ramo automotivo.
Quando totalmente expandida, o interior se transforma em uma aconchegante casa, com sala de estar, quarto, banheiro e cozinha. Se você precisar trabalhar, todo o painel da cabine do motorista se transforma em um escritório completo, graças ao volante retrátil, que faz o painel virar uma mesa de trabalho, e aos assentos giratórios.
Um detalhe interessante é que o visual interno reflete o que vemos na parte externa. A Pininfarina escolheu um desenho bem moderno, mas ao mesmo tempo simples para a eTH, que significa “Transformer House”. Boa parte da carroceria é composta pelas grandes janelas laterais e os para-brisas, já que uma boa casa precisa de bastante luz natural.
Já do lado de dentro, o visual é bem limpo e simples, com móveis retráteis para economizar espaço e tudo tem um tom de bege claro ou marrom.
A ideia também é que esse seja um motorhome totalmente sustentável. Toda a casa pode ser alimentada pelos painéis solares retráteis no teto, capazes de gerar até 25 kWh de energia. Segundo a fabricante, é o suficiente para alimentar a casa por até 7 dias sem precisar usar a rede elétrica.
Não é preciso se preocupar nem com água, já que o carro está equipado com o sistema Atmospheric Water Generator, que utiliza a umidade do ar para gerar até 50 litros de água por dia.
E para garantir que todo mundo fique conectado até mesmo nos lugares mais remotos, eTH está equipado com sistema Starlink de internet.
Mas até o momento é tudo o que sabemos sobre o veículo. A AC Future não deu mais nenhum detalhe, nem sobre motorização, alcance, tamanho da bateria, dimensões ou data de lançamento. O que faz surgir um dúvida se o eTH realmente vai chegar ao mercado um dia ou então vai morrer como um conceito.